26.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 5, 2023
No menu items!
InícioNacionalIniciativa Liberal lança laboratório de acção política com personalidades da sociedade civil

Iniciativa Liberal lança laboratório de acção política com personalidades da sociedade civil

  • Partido inicia reorganização do gabinete de estudos com a criação do Conselho Consultivo do ILab, Laboratório de Acção Política da Iniciativa Liberal, com personalidades reconhecidas nas suas áreas de especialidade
  • Bruno Vieira Amaral, David Rosa, Francisco Pereira Coutinho, Graça Canto Moniz, Henrique Burnay, Inês Gregório, Inês Teotónio Pereira, José Pedro Anacoreta Correia, Luís Chambel, Marta Carvalho Esteves, Manuel Mota Freitas, Pedro Brinca, Pedro Sampaio Nunes, Pedro Silva Martins, Ricardo Costa, Vera Chaves e Vera Gouveia Barros vão integrar o Conselho Consultivo do ILab

A Iniciativa Liberal lança o ILab, Laboratório de Acção Política da Iniciativa Liberal, com o objectivo de aprofundar a reflexão política no partido e de desenvolver propostas programáticas e legislativas.

A componente de investigação será a coluna vertebral do ILab, que reforçará aquela que já é a marca do partido de fazer política fundamentada, alicerçada em dados e medidas testadas e bem-sucedidas noutros países.

O ILab irá desenvolver projectos de médio/longo prazo, apoiando o partido e os seus representantes eleitos a nível local, regional, nacional e, eventualmente, europeu.

“Face ao rápido crescimento da Iniciativa Liberal, surgiu a necessidade de reorganizar o gabinete de estudos de modo a melhor articular a sua atividade com outras estruturas do partido, que entretanto também ganharam uma maior dimensão. Em cerca de um ano crescemos de um para oito deputados nacionais e de 46 para 71 núcleos territoriais. Há que reforçar todas as frentes de acção política com dados sólidos e propostas consistentes, reforçando essa nossa imagem de marca e preparando o partido para os próximos desafios”, afirma Ana Vasconcelos Martins, responsável pelo ILab e vice-presidente da Iniciativa Liberal.

O Conselho Consultivo do ILab será composto por personalidades da sociedade civil amplamente reconhecidas nas suas áreas de especialidade.

Irá adicionar qualidade à produção do ILab, tendo fundamentalmente uma função de consultoria na orientação e no desenvolvimento de propostas que contribuirão para a qualidade do debate político em Portugal.

De igual modo, irão emprestar a sua experiência e saiba como aos projectos mais emblemáticos que o partido pretenda apresentar ao país, sempre de um ponto de vista de total independência.

“É um grande orgulho contar com estas personalidades que vão, seguramente, garantir uma maior abertura da Iniciativa Liberal à sociedade civil e que, graças ao seu conhecimento, trarão mais qualidade ao debate político no país”, destaca, por sua vez, Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal.

Bruno Vieira Amaral, escritor, formado em história, que colabora com o Expresso e a Rádio Observador; David Rosa, pioneiro olímpico na disciplina de XCO em ciclismo; Francisco Pereira Coutinho, professor universitário especializado em Direito Internacional Público e Direito Constitucional da União Europeia; Graça Canto Moniz, professora universitária e especialista em protecção de dados pessoais; Henrique Burnay, jurista, professor convidado de relações internacionais, consultor em assuntos europeus; Inês Gregório, professora e investigadora na Universidade Católica Portuguesa; Inês Teotónio Pereira, jurista e ex-deputada do CDS, que deixou o partido em 2021; José Pedro Anacoreta Correia, advogado; Luís Chambel, especialista em geologia económica e exploração mineral; Marta Carvalho Esteves, advogada e especialista em Direito do Trabalho; Manuel Mota Freitas, professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Pedro Brinca, economista e professor associado da Nova SBE; Pedro Sampaio Nunes, empresário e consultor; Pedro Silva Martins, professor universitário e ex-secretário de Estado do Emprego; Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa e presidente da Associação Empresarial do Minho; Vera Chaves, jurista e directora de recursos humanos e responsabilidade social no Grupo Portugália Restauração; e Vera Gouveia Barros, economista e investigadora nas áreas de economia do turismo e economia da habitação, são alguns dos membros do Conselho Consultivo do ILab.

O ILab conta para o desenvolvimento do seu trabalho a médio/longo prazo com colaboradores voluntários que têm contribuído para o gabinete de estudos do partido bem como com membros e simpatizantes que tiveram a iniciativa de se candidatar.

Estes colaboradores voluntários do ILab irão contribuir para diferentes projectos que estarão inseridos em 12 áreas temáticas, que reflectem quase na totalidade a actual distribuição de temas pelas comissões parlamentares permanentes.

*Foto de capa: Observador

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: