Esta terça feira, dia 16 de maio de 2022, pelas 16h, na Sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realiza-se a 6ª edição da “Cátedra Organização Internacional do Trabalho” (Cátedra OIT), que é o corolário da inédita Simulação da Conferência Internacional do Trabalho realizada na Universidade de Coimbra.
Ao abrigo da “Cátedra OIT”, a FEUC tem vindo a acolher, desde 2018, especialistas e quadros técnicos com experiência nos temas chave da OIT com o propósito de estimular a partilha de saberes em áreas de interesse comum à FEUC (seus cursos e centros de investigação) e à OIT.
A OIT é uma agência especializada das Nações Unidas, composta por representantes de governos, empregadores e trabalhadores.
Foi criada em 1919 e é responsável pela elaboração e aplicação de convenções e recomendações internacionais sobre o trabalho.
Nesta 6ª edição são valorizados dois temas: “Convenção do trabalho marítimo” e “emprego jovem”.
O primeiro tema, analisado no seminário “A «bill of rights» for seafarers: 10 years of the entry into force of the IT’s Maritime Labour Convention, 2006», explora a singularidade da Convenção do Trabalho Marítimo que a torna única no contexto do sistema de Normas Internacionais do Trabalho.
Este seminário é da autoria de Sofia Amaral de Oliveira, especialista do Departamento de Normas Internacionais do Trabalho – Setor Marítimo, da sede na OIT em Genebra.
Por sua vez, o tema do emprego jovem é analisado no seminário “OIT response to the global youth employment challenge”, onde se destacará o impacto das crises no emprego jovem, em particular ao longo dos últimos anos.
Este seminário é da autoria de Maria Prieto, especialista do Departamento de Política de Emprego da OIT.
Mais informações sobre resumos e currículos dos oradores encontram-se disponíveis na página da FEUC em:
https://www.uc.pt/feuc/destaques/6-edicao-da-catedra-oit/
*Foto de capa: c_joaoduarte