Até ao próximo dia 21 de maio
nd – Semana de Inovação em Lã, é um projeto que acontece em Manteigas, e onde a lã está no centro de várias atividades e iniciativas para aportar valor ao território e às comunidades locais, por via da inovação, do design e da criatividade.
Decorre até ao próximo dia 21 de maio a semana de inovação, que conta com iniciativas diversas como as atividades diárias no âmbito das residências criativas, conferências, workshops, sessões de co-criação com as comunidades locais e exposições.
Depois do sucesso do primeiro fim-de-semana que contou com a presença de centenas de visitantes, muitas são as iniciativas que vão decorrer ao longo da semana com especial destaque para o próximo fim-de-semana (19 a 21 de maio).
O dia 19 de maio ficará marcado por um momento dedicado à arte urbana, e às 19h, na Ponte da Rua Santa Maria será apresentado o mural que foi sendo desenvolvido pelo artista Pantónio, conceituado artista português que nasceu nos Açores e que tem levado a sua arte a países como França, China, Tunísia, Canadá, Rússia, Itália ou Alemanha.
Segue-se a apresentação do projeto europeu Eu4sheperds, o qual visa melhorar os sistemas de formação pastoril através de uma abordagem tecnológica inovadora.
Será apresentado pela Rede de Aldeias de Montanha, entidade promotora do projeto em Portugal, às 21h no auditório municipal de manteigas.
E às 21h30, no mesmo espaço a exibição do documentário Era uma Vez a Lã, da autoria de Sofia Leite, que estará presente para uma conversa com os participantes.
A 20 de maio, o dia começa com uma atividade destinada às famílias, o workshop Tear em Bastidor, iniciação à tecelagem por Susana Venâncio, às 9h30 na Praça Luís de Camões.
Às 11h30 realizar-se-á uma visita à fábrica Ecolã.
E às 15h, no Centro de Energia Viva de Montanha a Lãnd Talks com Rui Tomás.
A Sede Associação ACTIVA recebe pelas 16h, o workshop Oficina Têxtil, Feltrar a Lã: Técnicas e Tecnologias, uma iniciativa desenvolvida pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, estando a participação limitada a uma capacidade máxima de 20 pessoas.
Segue-se pelas 17h30 o Desnovelar as Histórias da Lã, uma iniciativa que conta com a participação da comunidade de Manteigas, em particular os operários e artesãos da vila.
A semana da inovação termina no dia 21 de maio, e tem início às 9h30, junto à Câmara Municipal de Manteigas com uma caminhada interpretativa: Manteigas, um Centro Laneiro Rota da Lã Translana®, pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.
Pelas 11h00, no Auditório Municipal de Manteigas terá lugar a Lãnd Talks com Rosa Pomar.
E pelas 11h30.com Lara Seixo Rodrigues. 12h30, e com capacidade máxima para 20 pessoas será hora de almoço: Merenda do Alforge, uma iniciativa da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas.
Pelas 15h30, a Lãnd Talks dedicada à apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo da semana nas residências criativas e pelas 17h30 , noJardim do Coreto de São Pedro, a cerimónia de encerramento.
Até ao próximo dia 31 de maio, estão abertas as candidaturas para O Lãnd Design Award 2023 Prémios Crédito Agrícola que tem como mecenas esta instituição e pretende premiar projetos de design que utilizem a lã como matéria-prima principal, e que incorporem nas suas propostas princípios de sustentabilidade ambiental, social e económica.
Lãnd é uma iniciativa promovida pelo Município de Manteigas em parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, e é cofinanciada no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas” do Centro 2020, integrado no Eixo Experimentação: Aldeias de Montanha Ecossistema Criativo e Comunitário.
O projeto enquadra-se nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentável, ODS 13 – Ação Climática e ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre.