20.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioInternacionalSecretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, em Washington...

Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, em Washington para promover Portugal nos Estados Unidos

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, vai estar nos próximos dias em Washington para reforçar a cooperação e a notoriedade de Portugal nos EUA – mercado estratégico para o turismo nacional.

A promoção turística, o conhecimento e a cooperação em torno do turismo cultural serão os temas que vão marcar a agenda da visita.

Um dos destaques na agenda do Secretário de Estado Nuno Fazenda é o Financial Times Weekend Festival, onde Portugal é o país convidado.

Este prestigiado evento, que conta com presenças e intervenções de várias personalidades, entre as quais Hilary Clinton, Salmon Rushdie ou Jamie Lee Curtis, oferece uma plataforma para mostrar o turismo português junto de líderes de opinião, operadores turísticos e agentes de viagens do mercado norte americano.

Haverá também lugar à promoção de produtos específicos, nomeadamente o enoturismo, com destaque para a presença de Jancis Robinson – uma das maiores referências mundiais na crítica de vinhos – que fará uma prova comentada de vinhos portugueses.

O turismo literário estará também em evidência no espaço dedicado a Portugal, onde Fernando Pessoa e José Saramago são os protagonistas, contando ainda com 7 títulos de livros de autores portugueses na livraria do FT Weekend.

Durante a sua visita, o Secretário de Estado irá, também, realizar um Seminar [aula aberta] na prestigiada Universidade George Washington.

Essa sessão, é aberta à comunidade académica, a profissionais do setor e a empresários. Neste âmbito, será impulsionado um processo de cooperação para a partilha de conhecimento entre a esta Universidade e o Turismo de Portugal, tendo em vista aprofundar informação sobre o mercado norte americano.

No âmbito da promoção do turismo cultural, o Secretário de Estado, Nuno Fazenda, acompanhado pelo Turismo de Portugal, irá reunir com o Museu Smithsonian, no sentido de se explorar formas de cooperação em torno da história comum relacionada com a diáspora africana e as suas influências em ambos os países.

Pretende-se assim, facilitar a troca de conhecimento e de abordagem, promovendo uma compreensão mais profunda do património cultural compartilhado entre Portugal e os Estados Unidos.

Os Estados Unidos representam um mercado em crescimento consistente para o turismo nacional.

Segundo as estatísticas do INE referentes a 2022, este país é já o quarto maior mercado emissor de turistas para Portugal, com um crescimento de 27% e 52% em dormidas e receitas, respetivamente, em comparação com 2019.

Em Lisboa, os Estados Unidos são o maior mercado emissor, o que revela a importância do reforço de cooperação e de promoção neste mercado.

*Foto: PS

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading