16.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 9, 2023
No menu items!
InícioNacionalEsclarecimento - Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras da UC

Esclarecimento – Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras da UC

No contexto da guerra na Ucrânia, a opção da reitoria da UC foi a de cessar o protocolo com a Fundação Russkyi Mir – Fundação criada por Vladimir Putin em 2007, sancionada pela Comissão Europeia por constituir veículo de propaganda e desinformação, e liderada por Vyacheslav Nikonov, oligarca russo sancionado internacionalmente.

Várias outras Universidades europeias decidiram de forma igual, tendo em alguns casos determinado mesmo a extinção dos Centros de Estudos Russos.

Na Universidade de Coimbra, garantimos a continuidade do Centro de Estudos Russos, mas financiado com base em recursos próprios da Reitoria e o contrato de trabalho do Professor Vladimir Pliassov foi cumprido pontualmente até à data da sua aposentação.

Distinguimos assim o regime de Vladimir Putin do povo, da cultura, da língua e da literatura russas.

As Universidades devem promover pontes de diálogo, pela cultura e ciência, num mundo com cada vez mais muros políticos.

Rejeitamos qualquer ação com base num princípio de culpa coletiva, pelo que não há lugar a afastamentos em função da nacionalidade.

Na UC  encontram-se atualmente 4 professores de carreira, 4 investigadores e 21 estudantes de nacionalidade russa.

Sem conhecimento da Reitoria, o Prof Vladimir Pliassov, após a aposentação, continuou a dirigir o Centro de Estudos Russos, gerindo a respetiva página da internet, onde até dezembro de 2022 constava ainda, indevida e inaceitavelmente, o logotipo da Fundação Russkyi Mir.

A continuação do referido professor na UC, a partir de 1 de setembro de 2022, fez-se com base num acordo de colaboração voluntária, a título gracioso.

A Reitoria, ao tomar conhecimento efetivo deste acordo, cessou-o de imediato no quadro jurídico aplicável.

Resumidamente: repusemos a solução que já estava definida aquando da cessação do vínculo com a Fundação Russkyi Mir. O nosso compromisso com a causa ucraniana é inequívoco, pois representa a defesa do humanismo, dos valores europeus e do Direito Internacional.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: