19 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 26, 2023
No menu items!
InícioDesportoLuta pelos títulos nacionais segue em Ribeira D’Ilhas com empates nas lideranças...

Luta pelos títulos nacionais segue em Ribeira D’Ilhas com empates nas lideranças dos rankings nacionais

É já no próximo sábado que a elite do surf nacional regressa à competição para disputar o Allianz Ericeira Pro, 3ª etapa da Liga MEO Surf, 1ª divisão do Surf em Portugal, que irá decorrer de 10 a 12 de Junho, na Praia de Ribeira D’Ilhas.

Com a emocionante luta pelos títulos máximos do surf, marcada pelo empate nas lideranças do ranking por Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro no masculino e Francisca Veselko e Gabriela Dinis no feminino, estão reunidas todas as condições para ser uma prova com muita história e entusiasmante de se assistir. Com base no ranking do ano anterior, critério de desempate aplicado, Guilherme e Francisca irão competir com o estatuto de líderes com a licra amarela da Go Chill.

O quadro de competição é agora revelado e assinalam-se algumas baterias dignas de destaque logo na ronda inaugural masculina e feminina.

Destaques do quadro masculino – Ronda 1:H3: Joaquim Chaves x João Roque de Pinho x Martim Paulino x Luca Guichard
H8: Guilherme Ribeiro x Ivo Cação x José Maria Bispo x trialista H9: Vasco Ribeiro x Diogo Martins x Francisco Queimado x trialista

Destaques do quadro feminino – Ronda 1:H3:

Maria Salgado x Lua Escudeiro x Carina Duarte x Teresa Quina
H4: Teresa Bonvalot x Camila Kemp x Matilde Pinto
H5: Francisca Veselko x Camila Cardoso x Miriam Julião

O surfista local Henrique Pyrrait e o vice-campeão da etapa anterior, Joaquim Chaves, são dois dos atletas que competem pelo Ericeira Surf Clube e têm expetativas altas para esta etapa.

Henrique Pyrrait – Atual Top 12 da Liga MEO Surf
“Tenho-me preparado de igual forma das etapas anteriores, mas com a vantagem de ser em casa. Não há ondas há quase uma semana o que tem sido complicado. Mas para a etapa da Liga MEO Surf a ondulação vai estar de Oeste e vai dar boas ondas. O meu objetivo é chegar, pelo menos, aos quartos-de-final e voltar a competir no formato man-on-man, o que já não faço há dois anos. O segredo para surfar a onda de Ribeira D’Ilhas é surfar cá muitas vezes. É uma onda fácil de surfar, mas surfar bem esta onda não é para todos. Exige que o surfista tenha uma boa leitura de onda e passe cá bastante tempo a surfar”.

Joaquim Chaves – Atual Top 12 da Liga MEO Surf
“Há duas semanas que não surfo devido a uma lesão no joelho que não é grave. Não vou poder surfar até três dias antes da prova começar e só tenho feito trabalho de recuperação no ginásio. Ribeira D’Ilhas sempre foi uma onda que ao longo dos últimos anos nunca gostei de surfar. Mas no último ano e meio surfei mais vezes com os meus amigos. Apesar desta lesão e de também não ter havido ondas na última semana e nenhum dos atletas ter podido treinar, sinto que estou muito melhor preparado do que em qualquer outro ano e o meu objetivo é ir lá e ganhar.”

O Grupo Jerónimo Martins é o parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf pelo quinto ano consecutivo. Entre as iniciativas resultantes desta parceria, encontram-se as ações de sensibilização e limpeza nas praias por onde a competição passa, promovidas no âmbito do programa “Amar o Mar” do Pingo Doce. Nas duas primeiras etapas da prova, estas ações impactaram cerca de 270 crianças.
Para o Allianz Ericeira Pro, o Grupo Jerónimo Martins já tem programada uma nova ação na praia envolvendo 150 crianças das escolas do concelho de Mafra, a qual irá decorrer na 2ª feira, 12 de Junho.

O Allianz Ericeira Pro é, igualmente, a segunda etapa da Allianz Triple Crown e também irá trazer de volta a distinção do melhor surfista júnior em competição, designadamente através do Waikiki Junior Award. Além disso, os atletas vão poder disputar os prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Ericeira.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: