O apoio à atividade do tecido empresarial da região, através da implementação de estratégias e iniciativas de desenvolvimento económico dos Concelhos, tem sido uma das prioridades de atuação da AEBB, com vista ao reforço da competitividade, modernização e a criação de emprego.
Nesse sentido, a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa e o Município de Proença-a-Nova, formalizaram ontem,um Protocolo de Colaboração com o objetivo de estabelecer uma cooperação estreita e articulada entre as duas entidades, com vista a potenciar os resultados das suas ações em benefício da comunidade empresarial e consequentemente do seu desenvolvimento e modernização.
A cerimónia de assinatura do Protocolo,decorreu no âmbito da realização do IV Fórum Empresarial, em Proença-a-Nova, e contou com a presença de João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Novae de Ana Palmeira de Oliveira, Presidente da AEBB.
O protocolo acordado entre as duas entidades tem a duração de doze meses, a contar da data de assinatura, e contempla as seguintes áreas de cooperação acordadas:
. Apoio técnico presencial e visita a empresas do Concelho;
. Sessões informativas periódicas sobre assuntos de interesse empresarial;
. Serviços de apoio empresarial, nomeadamente, aconselhamento, elaboração e acompanhamento de projetos de investimento; consultoria jurídica, Elaboração de diagnósticos, planos estratégicos; Apoios em processos de licenciamento, entre outros;
. Apoio ao empreendedorismo em diversos domínios;
. Qualificação dos recursos humanos (levantamento de necessidades de formação, planos de ação, ações de formação, sessões informativas, entre outros);
. Apoio à Internacionalização das empresas (Missões ao exterior e inversas, participação em Feiras);
. Apoio na organização de eventos de âmbito empresarial;
. Realização de Estudos estratégicos.
Esta linha de atuação da AEBB, de colaboração e proximidade no apoio à atividade empresarial, tem amplitude regional pelo que é intenção da Associação Empresarial prestar serviços iguais, junto de todas as Câmaras protocoladas e do tecido empresarial da região, sendo este o primeiro a ser assinado.