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Ponto de Vista… por Alexandre Silva

O que ter em conta se estiver a pensar vender o seu carro online

Em plena era digital, transferimos já um sem-número de atividades do nosso quotidiano para a Internet, incluindo a venda de carros usados.

O mercado automóvel online oferece múltiplas e significativas vantagens, tais como conveniência, um vasto público e, sobretudo, vendas bastante mais céleres.

Contudo, de forma a contornar com sucesso todas as suas idiossincrasias, torna-se fundamental compreender quais os fatores que deve ter em conta se pretende vender o seu carro online.

1. Apresente o seu carro tal como está

Comece por fazer uma descrição minuciosa e sincera do seu veículo; elementos como a quilometragem ou o aspeto visual da sua viatura constituem especificidades que serão cruciais quando definir o seu preço de venda e apresentar o automóvel a potenciais compradores, mas não se esqueça – é primordial demonstrar honestidade e transparência logo à partida, de modo a evitar insatisfações ou disputas posteriores.

2. Defina o preço de venda adequado

Atribuir um preço competitivo ao seu veículo é algo de basilar – efetue um estudo do mercado de carros usados em plataformas de classificados automóveis online para aferir o valor comercial da sua viatura com base na marca, no modelo e no ano da primeira matrícula.

Recorra a ferramentas de validação online para a generalidade dos aspetos suprarreferidos, tendo também em conta as condições específicas do seu automóvel, como aspetos interior e exterior, quilometragem e funcionalidades.

A definição do preço certo pode fazer toda a diferença entre uma venda rápida e a permanência da sua viatura no mercado por um período indefinido.

3. Construa uma campanha de marketing eficaz

Um anúncio atrativo pode configurar-se como um chamariz para ainda mais potenciais compradores, razão pela qual deverá utilizar fotografias de alta qualidade captadas de vários ângulos e com boa iluminação que sejam capazes de vender a sua viatura sem que tenha de enunciar uma única palavra.

Inclua igualmente fotografias do habitáculo, do motor e dê o devido destaque a funcionalidades notáveis ou falhas existentes que não tenha conseguido suprir.

Ainda relativamente a esta questão, produza uma descrição complementar bem escrita que forneça aos potenciais compradores informações cruciais sobre a viatura – trata-se de algo que fará com que o seu anúncio se destaque pela positiva.

4. Prepare-se para negociar

A negociação é uma fase vital do processo de venda de carros usados; por isso mesmo, prepare-se para tal ao definir para si próprio qual o montante mínimo que está disposto a aceitar pela sua viatura – servir-lhe-á de guia enquanto regateia.

Se, porventura, a oferta que lhe for proposta não for do seu agrado ou não for ao encontro das suas expectativas, não tema recusá-la.

5. Insista em métodos de pagamento seguros

De modo a evitar cair em esquemas ou ser burlado, sublinhe perante o comprador que o pagamento deve ser feito por via segura – quer se trate de uma transferência bancária, de dinheiro vivo ou particularmente de um cheque, tenha absoluta certeza de que a quantia está na sua posse antes de validar a transferência da propriedade do veículo para outrem.

Na eventualidade de surgirem ofertas excessivamente boas ou potenciais compradores que se recusam a encontrar-se consigo pessoalmente, o mais sensato será interromper a negociação de imediato.

6. Finalize a venda

Uma vez alcançado um acordo em relação ao preço de venda, a mesma deverá ser concluída, pelo que terá de preparar a declaração de venda e outros documentos aplicáveis.

7. Transite para o seu próximo veículo

Se está a vender o seu automóvel é porque, à partida, está também a considerar adquirir outro. Assim sendo, procure que carro usado comprar numa plataforma semelhante àquela a que recorreu para a venda da sua viatura anterior.

Em conclusão

A venda do seu carro online pode perfeitamente transformar-se num empreendimento frutífero, mas, tal como acontece com transações de todos os géneros, há que planear e saber executar bem todas as fases do processo.

Ao apresentar o seu carro de forma precisa, definir o preço de venda indicado, investir numa campanha de marketing eficaz, preparar-se para negociar, acertar um método de pagamento seguro e finalizar a venda corretamente, sem atrasos ou demoras, a venda online do seu automóvel será decerto bem-sucedida.

Só não se esqueça de que a venda do seu veículo é apenas uma parte de toda esta transação comercial – o passo seguinte, relativo à escolha de um novo automóvel, é igualmente importante.

Basta dirigir-se às mesmas plataformas de classificados automóveis online que utilizou para a venda da sua viatura e, se tudo correr bem e encontrar alguém que partilhe da mesma seriedade, terá de tudo para encontrar um carro que satisfaça as suas necessidades e preferências.

*Foto: globo.com

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