25 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 30, 2023
No menu items!
InícioNacionalDeputados do PS reúnem com autarcas da Covilhã e do Fundão

Deputados do PS reúnem com autarcas da Covilhã e do Fundão

Os Deputados do Partido Socialista eleitos pelos Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Paula Custódio Reis, Tiago Soares Monteiro e José Pedro Ferreira, continuam o seu roteiro “Deputados Mais Próximos”, reunindo com todos os autarcas do Distrito de Castelo Branco, tendo estado esta semana com o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e com o Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.

No encontro promovido no Município Covilhanense, as questões da saúde, da habitação e da mobilidade foram alguns dos dossiers abordados.

A nova ULS da Cova da Beira ou o Centro de Hemodinâmica que se perspetiva foram preocupações manifestadas, dada a necessidade premente de médicos nos municípios da Cova da Beira e a urgência de ter um serviço de hemodinâmica, diferenciador no Território e que assegurará mais capacidade e segurança médica para procedimentos cardiovasculares.

O Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, acompanhado pelos Deputados da Assembleia da República, Tiago Soares Monteiro, Paula Reis e José Pedro Ferreira

A disponibilização de habitação para jovens estudantes, jovens casais e franjas da população mais desfavorecidas onde a autarquia está a investir fortemente, foram nuances da discussão que mereceram total apoio por parte dos Deputados.

Na Câmara Municipal do Fundão, a foco esteve em temas como a mobilidade, a integração migratória ou o processo de descentralização de competências.

Na inclusão de migrantes, foram elencados os serviços e funcionários da autarquia afetos à sua integração e acompanhamento, sendo uma preocupação também patente face ao desafio demográfico.

Em questão de competências, foi discutida a descentralização do Estado Central para as Autarquias, os seus desafios e a necessidade de poder haver mais competências que os municípios pudessem assumir.

As questões da água e do ambiente também estiveram em cima da mesa, sendo assuntos que merecerão acompanhamento para este e outros municípios por parte dos parlamentares.

Em relação a projetos que unem ambos os municípios, tanto na cidade da Covilhã como na cidade do Fundão, o futuro serviço pendular de comboios foi evidenciado, sendo uma das iniciativas que tem de merecer a maior celeridade por parte da tutela, estando prevista a sua concretização para o segundo semestre de 2024.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: