16.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 27, 2023
No menu items!
InícioNacionalProjeto da Universidade de Coimbra para a promoção da cidadania ativa envolveu...

Projeto da Universidade de Coimbra para a promoção da cidadania ativa envolveu mais de 36 000 jovens

Decorreu na passada sexta-feira, dia 30 de junho, o evento de encerramento do UC Social, projeto criado pela Universidade de Coimbra (UC) para contribuir para o aumento das práticas de cidadania ativa entre os jovens e, em simultâneo, dar resposta às necessidades das instituições solidárias de Coimbra, através de projetos de empreendedorismo social capazes de trazer ideias inovadoras, eficazes e sustentáveis.

A iniciativa, que decorreu entre 2021 e 2023, levou mais de 36 000 jovens a aumentar as suas práticas de cidadania ativa, muito acima da meta inicialmente prevista pelo projeto de promover o envolvimento de 16 875 jovens.

«Trabalhar o UC Social pré-pandemia, passar pela pandemia e conseguir ultrapassar os objetivos inicialmente previstos foi algo que muito satisfez a UC e o consórcio do qual a UC faz parte com a AAC e o Santander», referiu o Pró-Reitor da UC para a Relação com as Empresas, Nuno Mendonça.

Apoiado pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, o UC Social possibilitou a prossecução de atividades já existentes na UC, como a Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo.

Além disso, permitiu criar a UC Challenges for Global Sustainability, iniciativa que desafiou os estudantes – do ensino secundário e da UC – a conhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a desenvolver projetos com potencial de transformação e replicação. Já a atividade Social4aLife colocou alunos da UC a trabalhar em desafios sociais da comunidade apresentados por instituições sociais do município de Coimbra.

Para o Pró-Reitor da UC para a Inovação Pedagógica, Paulo Peixoto, é importante dar continuidade aos projetos e, ainda que se tenha assinalado «simbolicamente o términus do UC Social», o objetivo é «reforçar o espírito deste projeto», contribuindo, assim, para uma UC «mais solidária, mais empreendedora e mais competente na formação de estudantes enquanto cidadãos».

O Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Pedro Monteiro, realça “o facto de um estudante se construir constantemente e diariamente não só no âmbito curricular, mas também nas atividades extracurriculares que faz, a construção desportiva, cultural e, neste caso, a construção cívica e de cidadania que este projeto permite”.

O evento de encerramento serviu também para distinguir as várias organizações do terceiro setor envolvidas no projeto, como a Celium, a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Acreditar, a Cavalo Azul e a Fundação Madre Sacramento, e para ouvir testemunhos de estudantes envolvidos em diversas atividades promovidas no âmbito do UC Social.

*Foto:  UC | Paulo Amaral

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: