Uma aposta bem-sucedida na promoção do envelhecimento ativo e da qualidade de vida
No dia 4 de julho, a USALBI – Universidade Sénior Albicastrense encerrou a temporada de Walking Football, reforçando o seu compromisso na promoção de uma modalidade inclusiva e benéfica para os seus alunos e alunas.
Durante o ano letivo de 2022/2023, a USALBI empenhou-se fortemente na prática do Walking Football, participando em seis torneios realizados em diferentes localidades do país: Tábua, Miranda do Douro, Guimarães, Aveiro, Loures e Jamor-Lisboa.
Recentemente, a USALBI estabeleceu uma parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, através da Associação de Futebol de Castelo Branco, com o intuito de potenciar o desenvolvimento da modalidade para além das Universidades Seniores.
Esta colaboração proporcionou aos jogadores e jogadoras da equipa da USALBI a oportunidade de participar no torneio de seleções, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol.
É importante ressaltar que os objetivos principais destas atividades não se limitam aos resultados desportivos obtidos, que foram extremamente positivos, mas sim à criação de um espaço de convívio,partilha e entreajuda, promovendo a mobilidade e garantindo um envelhecimento ativo de qualidade a quem pratica esta modalidade.
A missão da USALBI em todas as suas atividades é garantir que os seus alunos e alunas desfrutem de qualidade de vida e não se sintam sós, potenciando laços de amizade.
Através do Walking Football, a USALBI reafirma o seu compromisso em proporcionar um ambiente inclusivo, onde as pessoas idosas podem socializar, interagir e manter-se ativas física e mentalmente.
A modalidade oferece uma alternativa dinâmica ao futebol convencional, adaptada às necessidades e capacidades dos/as participantes, proporcionando benefícios físicos, sociais e emocionais.