19.8 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 1, 2023
No menu items!
InícioInternacionalOrganização Marítima Internacional adota Estratégia para redução de emissões provenientes do transporte...

Organização Marítima Internacional adota Estratégia para redução de emissões provenientes do transporte marítimo

A área governativa da Economia e do Mar congratula-se com a adoção da Estratégia para redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) provenientes do transporte marítimo 2023, alcançada pelos Estados-membros da Organização Marítima Internacional (IMO) hoje reunidos no Comité de Proteção do Ambiente Marinho (MEPC 80), em Londres.

A adoção da Estratégia reforça o compromisso pela diminuição de emissões nocivas ao ambiente causadas pelo transporte marítimo e vai ao encontro dos objetivos e compromissos assumidos a nível nacional no âmbito da preservação do ambiente, da proteção do Oceano e da vida marinha e da mitigação das alterações climáticas.

Portugal empenhou-se nos esforços em torno da revisão da Estratégia, tendo sido representado no MEPC 80 por uma delegação da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em articulação com a Embaixada de Portugal em Londres.

Através deste marco e com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica no transporte marítimo até 2050, em linha com a meta de temperatura de longo-prazo estabelecida pelo Acordo de Paris, esta estratégia apresenta nos seguintes níveis de ambição:

  1. Implementar melhorias adicionais na eficiência energética de novos navios;
  2. Reduzir as emissões de CO2, no transporte marítimo, em pelo menos 40% até 2030, em comparação com 2008;
  3. Implementar tecnologias limpas com emissão zero ou próximas de zero de GEE, através do desenvolvimento de combustíveis hipocarbónicos e/ou sistemas de propulsão a partir de fontes de energia renováveis, para atingir uma quota de 5% do total de energia utilizada no transporte marítimo internacional, com o objetivo de até 2030 atingir 10%;
  4. Atingir a neutralidade carbónica no transporte marítimo internacional até, ou por volta de, 2050, tendo em consideração os contextos de cada país.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: