16.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 27, 2023
No menu items!
InícioCulturaApresentação em Tinalhas, dia 22 às 18 horas, do livro Estêvão Dias...

Apresentação em Tinalhas, dia 22 às 18 horas, do livro Estêvão Dias Cabral, de Lídia Barata

A Alma Azul apresenta no próximo dia 22 de Julho, sábado, às 18 horas, no recinto da Rainha Santa Isabel, em Tinalhas, a biografia de Estêvão Dias Cabral, da jornalista Lídia Barata.

O livro será apresentado por Ana Pinto Monteiro, professora universitária e formadora no CENJOR.

Estêvão Dias Cabral nasceu em Tinalhas, em 1734, entrou na Companhia de Jesus aos 17 anos; ensinou Matemática e Hidráulica na Universidade Gregoriana, em Roma.

Regressou a Portugal em 1788; e em 1791 é convidado pela Rainha D. Maria I para projetar algumas obras públicas em Portugal, entre elas, o encanamento do Rio Mondego, transformando o seu curso e promovendo a plantação de árvores para delimitar as suas margens, criando assim a que hoje é conhecida como a Mata Nacional do Choupal.

Estêvão Dias Cabral, de Lídia Barata, está dividido em 11 capítulos, dos quais destacamos:

“A Matemática e o Pioneirismo Hidráulico”; “Projecto do Aqueduto das Águas Livres”, “O Encanamento do Rio Mondego”; e “A Projeção de uma Fábrica de Papel na Beira Baixa”.

A autora é atualmente jornalista no semanário “Reconquista” e correspondente do “Jornal de Notícias”.

Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade da Beira Interior, onde mais tarde fez o mestrado em jornalismo; e completou antes uma pós-graduação em Direito da Comunicação, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Trabalhou na Agência Lusa, e nos semanários “Gazeta do Interior” e “Povo da Beira”.

O livro Estêvão Dias Cabral, de Lídia Barata, é a segunda Biografia publicada na coleção “Em Nome da Beira”, da Alma Azul; iniciada com a biografia do alcainense António Ramalho Eanes, primeiro Presidente da República eleito democraticamente após a revolução de 25 de Abril de 1974, da autoria do jornalista Nelson Mingacho.

“Em Nome da Beira – Biografias” continuará com livros dedicados a Isabel de Aragão, mais conhecida por Rainha Santa Isabel; ao poeta Eugénio de Andrade (Fundão);ao filósofo Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova);ao padre Manuel Antunes (Sertã);ao jesuíta António de Andrade (Oleiros); e ao artista plástico Manuel Cargaleiro (Vila Velha de Ródão); promovendo deste modo personalidades de relevância social e cultural do território das Beiras.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: