A marca pioneira de lençóis de bambu em Portugal, Momo Cotton, prepara a sua primeira experiência de expansão internacional ao entrar no mercado espanhol, respondendo assim aos pedidos que têm recebido de consumidores de outros países.
Este será um passo importante para a empresa, já que Espanha tem uma população significativamente maior do que Portugal, o que significa um crescimento potencialmente maior para o volume de negócios da empresa.
Gil Dias, CEO e co-fundador da Momo Cotton, refere que “expandir inicialmente para o país vizinho foi a decisão mais lógica e natural da nossa atividade. Além de termos já recebidos vários contactos de consumidores espanhóis interessados em adquirir os nossos produtos, são vários os fatores que o motivam, principalmente motivados pela proximidade dos dois países”.
Por um lado, a proximidade geográfica entre Portugal e Espanha facilita a expansão para este mercado: “a logística de transporte é mais acessível e os custos podem ser reduzidos em comparação com a expansão para outros países mais distantes”, refere Gil Dias.
Além disso, a similaridade de clima e sazonalidade entre os dois países promove também necessidades similares em termos de roupa de cama.
Também a herança cultural semelhante entre os dois países facilita a adaptação dos produtos e estratégias de marketing da empresa ao mercado espanhol.
Gil Dias acrescenta ainda que “existem muitas semelhanças nos hábitos de consumo e preferências de design, o que pode ser uma vantagem competitiva para a empresa”.
Depois da sua fundação em 2022, a marca apenas vende os seus produtos online, desde logo com o objetivo de estar presente nos principais mercados europeus.