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Bairro Comercial Digital da Covilhã com financiamento aprovado

A Covilhã viu aprovada a candidatura ao programa Bairros Comerciais Digitais, o que permitirá avançar com um investimento global de 1 milhão e 26 mil euros para modernizar e capacitar tecnologicamente o comércio do centro histórico da cidade.

A informação foi avançada na última sexta feira, pelo Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, durante a sessão pública do executivo.

Esta candidatura resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e alcançou o 9.º lugar, num total de 65 projetos de todo o país que conquistaram financiamento.

No caso da Covilhã, a comparticipação tem um valor de 942 mil euros,o que representa uma taxa de financiamento de 92% relativamente ao total do investimento previsto.

“A nossa candidatura foi aprovada e foi a que obteve melhor classificação em toda a Beira Interior”, referiu Vítor Pereira.

O autarca também apontou que esta candidatura é mais um sinal que mostra que Município continua atento e empenhado em dinamizar o centro histórico da cidade.

Delineado a três anos, o projeto abrangerá várias ruas da zona central e pode abarcar 210 estabelecimentos, tendo uma componente de intervenção no espaço público e outra de formação e capacitação digital para os espaços comerciais.

Estão previstas ações como a instalação de sistemas de conectividade Wi-Fi, a aquisição de mobiliário urbano inteligente, como bancos de carregamento solar e ‘muppies’ interativos, ou ainda a promoção de um sistema de entregas que contará com a instalação de cacifos digitais.

O desenvolvimento de sites na internet para os comerciantes, bem como o desenvolvimento de sistemas digitais de promoção de vendas são outras das medidas a levar a cabo.

Será ainda criada a figura do “gestor do bairro” que vai aferir os resultados obtidos, tal como apontou o Vereador José Miguel Oliveira, que apresentou o programa em detalhe.

José Miguel Oliveira sublinhou, igualmente, que este projeto deve ser um “ponto de viragem” para ajudar o centro histórico a afirmar-se, cada vez mais, como uma zona comercial de excelência.

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