25 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 30, 2023
No menu items!
InícioDesportoRio Zêzere recebe remadores internacionais em mais uma edição do Portugal Rowing...

Rio Zêzere recebe remadores internacionais em mais uma edição do Portugal Rowing Tour

  • Participantes vão remar em águas de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Sertã, numa iniciativa de remo de lazer que atrai participantes de toda a Europa.Um total de 40 remadores de cinco países da Europa vão descobrir o território do Rio Zêzere, no Centro de Portugal, no próximo mês de agosto, durante a edição de 2023 do Circuito de Remo de Portugal.

    O Portugal Rowing Tour é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008 pelo Ginásio Clube Figueirense, com o apoio da Turismo Centro de Portugal, e que atrai a Portugal remadores de várias nacionalidades. Durante a sua estada, em unidades hoteleiras da região, os participantes, amigos e familiares aliam a prática do remo ao convívio e à descoberta do património natural, cultural e gastronómico da região onde os circuitos acontecem.
    O circuito de 2023 do Portugal Rowing Tour acontece de 10 a 13 de agosto e é constituído por quatro etapas, que levarão os participantes a vários locais emblemáticos do Rio Zêzere, como as albufeiras de Castelo do Bode e do Cabril, o Lago Azul, a Praia Fluvial do Trízio e a Foz de Alge. No total, os remadores remarão cerca de 60 quilómetros, em percursos localizados nos concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Sertã. O programa inclui também um passeio pedestre em Pedrógão Pequeno.

    O evento segue um modelo com grande expansão na Europa, onde existem mais de dois milhões de praticantes, e do qual o Ginásio Figueirense e o Turismo Centro de Portugal foram precursores em Portugal. Ao longo das suas edições, o “Portugal Rowing Tour” já explorou as águas dos rios Mondego, Zêzere, Douro e Tejo e da Ria de Aveiro.

    Rute Costa, diretora do Portugal Rowing Tour, destaca o enorme interesse que o evento desperta todos os anos a nível internacional. As inscrições já estão encerradas, uma vez que foi atingido o limite máximo de 40 participantes, à semelhança, aliás, do que tem sucedido todos os anos. A rapidez do preenchimento das inscrições, maioritariamente por parte de remadores estrangeiros, comprova o sucesso desta iniciativa, ano após ano. Em 2023 temos uma grande comitiva de participantes ingleses, mas também holandeses, luxemburgueses e suecos, além de portugueses. Acreditamos que vai ser mais um Rowing Tour de sucesso e que as experiências proporcionadas a estes participantes serão uma mais-valia para a promoção do território do Centro de Portugal e do turismo náutico na região“, sublinha.

    paraná Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “o Portugal Rowing Tour é um exemplo da valorização do turismo ativo na nossa região. Modalidades como o remo de lazer encaixam na perfeição na estratégia da Turismo Centro de Portugal e reforçam a predisposição desta região para receber eventos desportivos, nomeadamente com ligação à água“.

    O Portugal Rowing Tour é um eixo de promoção, nacional e internacional, muito importante para a região, em especial nos territórios de baixa densidade, como é o caso do Zêzere. Ao utilizar espelhos de água como Castelo de Bode e o Cabril, assim como os equipamentos hoteleiros dos municípios abrangidos, promove de forma efetiva este território enquanto destino. Além disso, é um produto turístico dirigido a um público-alvo com poder de compra elevado, o que representa um sinal encorajador para o comércio e serviço locais. A estratégia do Turismo Centro de Portugal, na sua aposta em desenvolver todo o território, está aqui bem evidente“, acrescenta Pedro Machado.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: