Fundão, 12 de agosto, a partir das 11.30 horas
Para assinalar o aniversário do nascimento de Miguel Torga, a Alma Azul dinamiza uma Manifestação Literária no Jardim das Tílias, no Fundão, no próximo sábado, a partir das 11.30 horas.
O texto escolhido para Leitura: “Vicente” que encerra o livro de contos “Bichos” a mais traduzida e vendida obra de Miguel Torga, e o primeiro livro de contos do autor, publicado em 1940.
O conto é uma alegoria sobre a Liberdade e o Livre-arbítrio, tendo como personagem Vicente, um corvo, passageiro na famosa Arca de Noé.
Um texto que a Alma Azul propõe para Leitura e comentários; e assinala o aniversário do nascimento de Miguel Torga.
A produtora de atividades literárias criada em Coimbra, no ano de 1999, e com a sua sede atualmente em Alcains, não esquece ainda o encontro de Eugénio de Andrade e Miguel Torga, em Coimbra; pelo que partilhará com todos os participantes na Manifestação Literária do Jardim da Tílias, no Fundão, um fragmento do texto “Excessivo é ser jovem”, escrito por Eugénio de Andrade, sobre esses anos quarenta, em que o jovem aspirante a poeta visitava o médico Adolfo Rocha, no Largo da Portagem, em Coimbra.
Miguel Torga nasceu Adolfo Rocha no dia 12 de agosto de 1907, na pequena aldeia transmontana de São Martinho de Anta.
Depois de uma viagem como emigrante adolescente para o Brasil, regressou a Coimbra para estudar medicina, cidade que o acolheu e da qual é ainda hoje um símbolo intelectual e de cidadania ativa.
A Manifestação Literária Alma Azul no Fundão pretende recordar a obra e a vida de Miguel Torga; associando-as também ao poeta Eugénio de Andrade, nascido José Fontinhas, em 1923, na aldeia de Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão.
*Foto de capa: Eugénio de Andrade, Miguel Torga e Andrée Rocha