Regina Vieira e Marisa Candeias, docentes da licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação do IPCB e investigadoras integradas da Unidade de Investigação.Age.Comm, participaram na Conferência Europeia de Educação em Serviço Social promovida pela Associação Europeia de Escolas de Serviço Social (EASSW), da qual o IPCB é associado desde 2022, e pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.
A conferência constituiu-se como um fórum internacional de diálogo e discussão sobre preocupações, desafios e práticas na educação em Serviço Social, tendo como temas centrais o respeito pela diversidade, a igualdade e a conquista de sociedades socialmente responsáveis.
A professora Regina Vieira apresentou a comunicação “O Estágio Curricular em Serviço Social na ESE-IPCB – Projetos Sociais em Comunidades e Territórios”, da autoria de Regina Vieira, Marisa Candeias, Marco Domingues e Adriana Mendes.
Promoveu também o workshop “Vamos refletir sobre ética no Serviço Social! Prática, Educação e Investigação”, com as docentes Maria Irene Carvalho, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Teresa Silva, do Instituto Superior de Serviço Social – Universidade Lusíada de Lisboa.
A docente Marisa Candeias integrou o simpósio “Abordagens teóricas e metodológicas inovadoras incorporando o espaço na formação em serviço social”, juntamente com os docentes Felipe Saraiva Cortés, da Universidad del Bío-Bío (Chile) e Dharman Jeyasingham, da Universidade de Manchester (Reino Unido), com a apresentação “A dimensão espacial na formação de assistentes sociais rurais de primeiro grau: reflexões e recomendações para intervenção social em locais de baixa densidade demográfica”.
Sobre a participação nesta fulcral conferência, as docentes destacam a oportunidade para partilhar o conhecimento produzido pela licenciatura em Serviço Social do IPCB e o aprofundar de vínculos nacionais e internacionais com outros investigadores e escolas com formação em Serviço Social e noutras áreas das Ciências Sociais, viabilizando possibilidades em matéria de investigação e melhoria da qualidade da formação dos alunos da ESECB.