16.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 22, 2023
No menu items!
InícioDesportoProença-a-Nova afirma-se como destino de pedestrianismo

Proença-a-Nova afirma-se como destino de pedestrianismo

Entre janeiro e junho de 2023, participaram nos passeios pedestres do Município 790 caminheiros ao longo de um total de 60 quilómetros, aproximadamente, números que comprovam que Proença-a-Nova é um destino de pedestrianismo de excelência.

Desde 2003 que, de forma contínua, que os passeios pedestres do Município se realizam a cada terceiro domingo do mês e percorrem o concelho por trilhos e caminhos for a dos circuitos marcados, dando assim a conhecer outros locais desconhecidos, isto significa que a cada passeio há novos percursos para descobrir.

No ano em que se assinala a celebração das artes, os passeios têm promovido a passagem para dar a conhecer o património local e artístico: em janeiro, os caminheiros visitaram o Farol do Ventos, no Chão do Galego; em fevereiro, foi a vez de A Coroa, no Pergulho; em março, a passagem foi pelo Arco da Moita, nas Moitas; em abril, a visita foi ao Regolfo no Padrão; em maio, além dos cerejais, os pedestrianistas ficaram a conhecer o painel de Carlos Farinha, nos Montes da Senhora; e em junho, descobriram Uma janela para o território, nas Cimadas Cimeiras.

No dia 17 de setembro, irá levar os caminheiros a visitar algumas das vinhas no concelho, em sobreira formosa, a 15 de outubro, um dos pontos do percurso será a obra Magma Cellar, nos Cunqueiros, e a 19 de novembro será visitada a Lenda, no Miradouro das Corgas.

Para se inscrever nos passeios, basta contactar o posto de turismo até à quinta-feira que antecede a data do passeio.

A 17 de dezembro deste ano, os passeios pedestres do Município chegam à marca dos 200 passeios, coincidindo com o temático NaTal Rota Gourmet, onde os participantes são convidados a caminhar e desfrutar da natureza, mas ao longo do percurso podem experimentar várias iguarias gastronómicas locais associadas ao período natalício.

Em 2023, este passeio será ainda mais especial por assinalar o número 200 e que contará com animação acrescida e um programa festivo que inclui teatro, música, entre outras comemorações como o lançamento do site de Rotas do concelho de Proença-a-Nova.

Apesar dos incêndios que aconteceram no início de agosto e que destruíram parte da sinalética da Grande Rota da Cortiçada e dos Percursos de Pequena Rota, existem ainda outros que se mantem operacionais, bem como algumas das etapas da GR39. O PR1 – A história da paisagem, o PR7 – Rota dos Estevais, o PR8 – Caminho do Xisto da Figueira, e os trilhos de praia da Aldeia Ruiva, o Trilho da Praia da Fróia, o Trilho da praia do Malhadal e o trilho da Ribeira do Malhadal são alguns exemplos dos percursos disponíveis.

Pode consultar todas as informações no site do Município.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: