17.4 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 21, 2023
No menu items!
InícioRegionalCâmara da Covilhã entrega armadilhas para a vespa asiática

Câmara da Covilhã entrega armadilhas para a vespa asiática

A Câmara Municipal da Covilhã entregou hoje, a cerca de 30 apicultores do concelho, o primeiro conjunto de armadilhas para a vespa asiática, espécie predadora que tem sido cada vez mais identificada na região.

A distribuição destas armadilhas está disponível para os 96 apicultores que o concelho tem registados e visa apoiar a captura de exemplares desta espécie que representa um risco para as abelhas melíferas e se tem traduzido em perdas significativas na produção de mel.

Ao mesmo tempo, também se pretende reforçar o combate a esta espécie invasora e tentar limitar o crescimento dos ninhos, dado que a vespa asiática também pode presentar riscos para a saúde das pessoas, caso sejam picadas.

A sessão de hoje foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, que salientou o empenho da Autarquia em “reduzir ao mínimo” o número de ninhos.

A tarefa é desenvolvida através de uma equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), tendo iniciado essa atividade em 2019.

Desde então, tem-se registado um aumento no número de ninhos identificados, sendo que, no concelho, este ano já foram identificados e destruídos 147 ninhos, número já que ultrapassa a totalidade de ninhos (87) identificados ao longo de todo o ano de 2022.

Em 2019 foram identificados nove ninhos, em 2020 foram 18 e em 2021 foram 52.

A distribuição de armadilhas enquadra-se se numa candidatura da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela ao POSEUR. E os apicultores que estejam interessados em receber estes dispositivos devem contactar SMPC através do email: protecao.civil@cm-covilha.pt ou do telefone: 275 330 600 e telemóvel: 963 143 620.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: