16.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 27, 2023
No menu items!
InícioCulturaFIADA: Espaço “Covilhã Cidade do Design” tem curadoria de Luis da Cruz

FIADA: Espaço “Covilhã Cidade do Design” tem curadoria de Luis da Cruz

Para assinalar a segunda edição da FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes, a cidade anfitriã do evento conta com um espaço em destaque no Jardim das Artes, concebido pelo artista e designer Luís da Cruz, com o apoio de empresas locais e a colaboração especial da artista Fátima Nina.

Luis da Cruz, natural da Covilhã e curador do espaço, é colaborador regular em vários projetos desenvolvidos no âmbito Covilhã, Cidade Criativa da UNESCO em Design, bem como um importante impulsionador das artes plásticas e da cultura no concelho.

Com formação em Design e Arquitetura, Luis da Cruz trabalhou, no início da sua carreira, com nomes como Pierre Cardin, supervisionando a reconstrução, renovação e decoração de edifícios.

Durante a pandemia radicou-se na Covilhã, onde atualmente reside e inaugurou a “Musée Maison”, um espaço cultural e artístico polivalente.

Atualmente, elabora instalações, peças de cerâmica, vidro, ferro e pinturas com recurso a materiais que reutiliza, assumindo-se fundamentalmente como um “recyclingartist”.

O espaço que idealizou para representar a Covilhã na FIADA partiu do conceito de uma sala de estar “com” e “para” a arte que acolhe os visitantes, convidando-os a contemplar e a refletir sobre a simbiose tradição-inovação, expressa através dos materiais utilizados e das peças em exposição.

O burel, tecido artesanal português à base de lã, adquire um lugar de destaque no stand e foi fabricado pela Burel Factory, que detém uma fábrica em laboração na Covilhã.

Característico da Serra da Estrela, este tecido tradicional é conhecido pelas suas propriedades acústicas e térmicas, além da durabilidade, impermeabilidade e resistência que lhe estão associadas.

Estas características tornam-no extremamente versátil, sendo atualmente aplicado a uma grande variedade de produtos e espaços.

É, por isso, uma prova de que a inovação e a criatividade partem, também, da revisitação e valorização de tradições.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: