O número 8 do MIL FOLHAS, publicação quadrimestral do Conselho da Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), coordenado por Carlos Fortuna, professor catedrático jubilado da FEUC, teve o seu lançamento esta quinta-feira, dia 14 de setembro, às 17:00 horas, no espaço da Biblioteca da FEUC.
A iniciativa insere-se nas atividades de abertura do novo ano letivo 2023/24.
Este Boletim da Biblioteca prossegue a valorização do princípio dos “3Ls” (O Livro, a Leitura e o Lugar da Biblioteca) que vem sendo cultivado desde o primeiro número deste boletim.
O nº 8 do Mil Folhas apresenta, em primeira mão, um conjunto temático de imagens criativas da artista plástica Sónia Honório sobre como ler um livro.
Segue-se um ensaio da autoria do crítico literário António Guerreiro sobre as contingências do mercado livreiro, os hábitos de leitura e o surgimento do livro de bolso.
A rubrica “Outras bibliotecas” é preenchida pela elegante síntese do que é hoje o Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro), recentemente avaliado como a terceira biblioteca mais bela do mundo, numa lista encabeçada pela Biblioteca do Colégio Trindade (Dublin).
Este número fecha com as habituais sugestões de leitura de livros recentes do campo das ciências socioeconómicas.
Além das intervenções de Carlos Fortuna, coordenador do boletim, e de Álvaro Garrido, diretor da FEUC, a sessão – que decorrerá na biblioteca – contará ainda com intervenções de vários dos colaboradores deste número.
O MIL FOLHAS promove uma reflexão aberta sobre o lugar das bibliotecas, dos livros e da leitura.
*Foto de capa: C. João Duarte