O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a segunda edição do curso de formação sobre a temática dos tumores hereditários.
A ação, presencial (a ter lugar em Coimbra, local ainda a definir), é dirigida a profissionais de saúde, preferencialmente a exercer atividade em contextos oncológicos, e tem a duração de 22 horas.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o segundo curso de formação sobre tumores hereditários com o objetivo de aprofundar conhecimentos nesta área específica e por forma a possibilitar um acompanhamento adequado a doentes e familiares.
Esta ação rege-se, assim, por várias premissas fundamentais: dar a conhecer o panorama atual relativo à epidemiologia, abordagem clínica e avanços científicos e tecnológicos na área dos tumores hereditários; apresentar e debater as diretrizes de orientação diagnóstica, terapêutica e de vigilância propostas para diferentes tipos de tumores e síndromes hereditárias; fomentar a reflexão em torno de recomendações gerais para a melhor abordagem e acompanhamento a doentes com tumores hereditários e familiares; explorar os objetivos e metodologias de avaliação e intervenção em aconselhamento genético em oncologia; dar a conhecer as implicações psicossociais associadas ao diagnóstico de um tumor hereditário, quer no doente quer na família, e as principais linhas de intervenção psicológica em aconselhamento genético; e, por fim, discutir os aspetos éticos e jurídicos especialmente relevantes no âmbito das doenças genéticas e hereditárias.
A segunda edição do curso “Tumores Hereditários”, leccionado por docentes especialistas nas principais áreas de formação deste curso, conta com o patrocínio científico de várias entidades reconhecidas na área da saúde.
As inscrições e os conteúdos programáticos deste curso de formação estão disponíveis no site da LPCC em www.ligacontracancro.pt/