Dia Nacional da Sustentabilidade: 24 de setembro
A empresa, que tem a Sustentabilidade como um dos pilares de maior relevância, dá mais um passo a contribuir para uma sociedade mais saudável
Na semana que termina com a celebração do Dia Mundial da Sustentabilidade, a 24 de setembro, a Stellaxius começa a sua implementação da plataforma Net Zero Cloud da Salesforce, com o intuito de, face aos desafios ambientais e climáticos que o mundo enfrenta, alcançar um equilíbrio entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera e as emissões que ela remove ou compensa, de modo que futuramente o resultado final seja zero ou próximo disso.
Net Zero Cloud é uma das clouds da Salesforce concebida para ajudar as organizações a gerir o seu impacto ambiental e a monitorizar o seu progresso na diminuição de emissões até ao objectivo final de serem net zero.
Esta implementação inicialmente irá assentar em três pilares: edifícios (renda, etc), energia (luz, água, etc) e atividades da empresa (viagens de trabalho, hotéis, entre outros).
A empresa prepara-se para reunir todos os dados de consumo que permitem quantificar eficazmente a sua pegada de carbono e, posteriormente, adaptar a estratégia empresarial através de um plano de ação climática em função da avaliação feita.
Deste modo, será possível perceber onde e como atuar de modo a reduzir estas emissões e continuar a fazer esse acompanhamento ao longo do tempo.
O projeto em causa está a ser desenvolvido no âmbito da Academia Stellaxius – que visa promover a formação de novos talentos em Salesforce, dando oportunidade a jovens profissionais (recém-licenciados ou com até um ano de experiência) de entrarem no mercado de trabalho – pelos participantes das últimas edições.
Para Tânia Cunha, Academy Lead da Stellaxius, “sendo a Stellaxius uma empresa que tem a Sustentabilidade como um dos seus pilares, uma medida que visa combater as mudanças climáticas, cumprir as metas globais e contribuir para um mundo mais saudável para as gerações futuras – não deixando de parte atender às expectativas dos stakeholders e colaboradores – tinha mesmo de estar incluída na estratégia empresarial”.
Aliado a essa questão, Daniel Marujo, Managing Partner da Stellaxius complementa que “segundo dados da BCG no âmbito do estudo The Pandemic Is Heightening Environmental Awareness, 87% dos consumidores acreditam que as empresas devem integrar as preocupações ambientais nos seus produtos, serviços e operações em maior medida do que no passado. Confirmamos esta consciência social também nos colaboradores da Stellaxius onde a percentagem é ainda superior. Dados que, só por si, demonstram a importância e atenção que as empresas devem dar à Sustentabilidade”.