- Auchan e DariAcordar lançam APP de combate ao desperdício alimentar com apoio da DECO
- A retalhista reforça o seu compromisso e lança, com a DariAcordar, a “Contra o Desperdício”, uma calculadora online gratuita que tem como missão ajudar todos os consumidores a reduzir o desperdício alimentar em casa.
A Auchan Retail Portugal, em colaboração com a DariAcordar, acabam de anunciar o lançamento de uma inovadora Calculadora Contra o Desperdício Alimentar, uma aplicação móvel gratuita disponível em https://app.contraodesperdicio.pt
Comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e consciente da urgência da transição climática, a Auchan, no âmbito do seu projeto Desperdício Zero, decidiu unir-se à DariAcordar, para criar uma aplicação intuitiva e de fácil utilização, com vista a ajudar os consumidores a compreender as quantidades de alimento que desperdiçam e os impactos ambientais e económicos dessa ação.
O objetivo: ajudar os consumidores a tomarem decisões mais informadas e conscientes.
“A Auchan está empenhada em sensibilizar e incentivar os consumidores a evitarem o desperdício de alimentos nas suas casas e esta ferramenta simples ajudará a ter uma noção das quantidades de bens alimentares desperdiçados em quilogramas e euros. Ao reduzir o desperdício, podemos conservar recursos naturais e reduzir a pressão sobre o ambiente, economizando dinheiro ao mesmo tempo“, sublinha Rita Cruz, Diretora de Responsabilidade Social e Ambiental na Auchan Retail Portugal.
Com um sólido percurso no combate ao desperdício alimentar, a Auchan estabeleceu, ao longo dos últimos anos, parcerias com diversas associações e instituições de solidariedade social em todo o país.
Só na primeira metade deste ano, a retalhista já doou 1.7 milhões de euros a 149 instituições.
A empresa reafirma, uma vez mais, o seu compromisso com a sustentabilidade e a consciencialização sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos em todas as etapas da cadeia de produção e consumo, demonstrando o seu compromisso com a responsabilidade social e solidariedade com aqueles que enfrentam a fome.
“Para a DARiACORDAR é um mais um passo e contributo importante que desenvolvemos em conjunto da Auchan, nossa parceira da Rede DA.360. Temos a consciência de que a mudança de comportamentos e mentalidades só acontece quando somos confrontados com factos, reais e objetivos, quando temos acesso à informação e sobretudo quando sentimos que cada um de nós, individualmente, consegue dar um contributo global para toda a comunidade. Essa é a nossa visão e abordagem que nos distingue: a construção de sociedades mais resilientes e de um futuro sustentável exige abordagens inovadoras, plataformas colaborativas e o empowerment de todos. Esta é mais uma plataforma nessa direção.”, refere Paula Policarpo, Presidente da Associação DARiACORDAR.
A nova Calculadora da Auchan, em parceria com a DariAcreditar, foi lançada oficialmente no 1º Dia Nacional da Sustentabilidade, com o apoio da DECO, entidade que partilha os mesmos valores e missão destas instituições.
Com registo e utilização gratuita e com informação em tempo real, a nova app CONTRA O DESPERDÍCIO está disponível gratuitamente para todos os utilizadores iOS e Androide em https://app.contraodesperdicio.pt.
Sobre a Auchan Retail Portugal
A Auchan Retail Portugal é um grupo familiar e mundial, uma empresa humana e vencedora, que conta com mais de 70 lojas físicas e emprega cerca de 9000 colaboradores.
Em Portugal, através do seu comércio em lojas físicas e online afirma-se como uma marca militante do que é BOM, SÃO e LOCAL.
Este é um movimento que aposta na qualidade dos produtos e nas experiências que proporciona aos seus clientes, bem como em serviços inovadores e personalizados que simplificam a vida das pessoas.
Um movimento que está realmente empenhado em mudar a vida dos habitantes.
É uma empresa certificada em responsabilidade social e tem 15 lojas com certificação ambiental.