O Município da Covilhã vai reforçar em 40 mil euros a verba do apoio ao associativismo para o próximo ano, passando de um valor global de 320 mil para 360 mil euros, e as candidaturas abrem no dia 02 de outubro.
Enquadrado no Regulamento de Apoio ao Associativismo da Câmara da Covilhã, este aumento representa uma taxa de cerca de 12,5% e abrangerá as linhas de apoio à Atividade Regular e a linha de apoio ao Investimento e Aquisição de Equipamentos, que terão um acréscimo de 20 mil euros cada.
A componente da Atividade Regular vai dispor de um total de 240 mil euros, quando até aqui tinha 220 mil euros.
Já o orçamento para o apoio ao Investimento e Aquisição de Equipamentos passa de 100 mil para 120 mil euros.
De acordo com o Vereador do Pelouro do Associativismo, José Miguel Oliveira, este reforço pretende aumentar o número de associações apoiadas e/ou o valor que algumas poderão receber.
Além disso, os critérios de análise vão incluir uma majoração para as atividades associadas ao desporto adaptado, medida que foi sugerida por algumas associações e que visa promover a inclusão.
José Miguel Oliveira salienta que este contributo, deixado pelo movimento associativo, é reflexo “do relacionamento profícuo e do trabalho conjunto” que a autarquia e associações têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos.
“Com este regulamento passámos a ter regras definidas, que são conhecidas por todos e que permitem apoios mais justos e transparentes. A adesão das associações a esta metodologia é clara e também fica patente com estes pormenores”, vinca.
As candidaturas à Atividade Regular (cultural/recreativa, desportiva, artística/performativa e ambiental e educação para a cidadania) e ao Investimento e Aquisição de Equipamentos decorrem de 02 de outubro de 2023 a 30 de novembro de 2023.
As candidaturas à Atividade Pontual Supraconcelhia decorrem em qualquer altura do ano, com uma antecedência mínima de 90 dias em relação ao dia da realização da atividade e, tendo em conta o montante definido em sede de orçamento municipal.
Em cinco anos de aplicação do Regulamento de Apoio ao Associativismo (2019 a 2023), foram apresentadas 442 candidaturas no âmbito da Atividade Regular, 332 candidaturas ao Investimento e Aquisição de Equipamentos e 105 candidaturas à Atividade Pontual de caráter supraconcelhio, traduzindo desta forma a grande dinâmica do movimento associativo do concelho da Covilhã.
Em 2019, 2020, 2021 e 2022, a taxa de execução dos apoios municipais fixou-se acima dos 90%, fruto do empenho, capacidade de realização e profissionalismo das associações e dos seus dirigentes.
Os formulários de candidatura e toda a informação complementar para as candidaturas estão disponíveis no site do Município da Covilhã (www.cm-covilha.pt), na área “Município” / “Câmara” / “Gabinete de Apoio ao Associativismo”.