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Formação Desportiva «Como conciliar a formação com a competição?» no Auditório do IPDJ em Leiria

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em parceria com as federações desportivas de futebol, ténis de mesa e patinagem e associações distritais de futebol de Porto, Guarda, Leiria, Castelo Branco e Lisboa, realiza na próxima 2ª feira, 25 de setembro, pelas 15:00h, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude em Leiria, a apresentação pública do referencial “Da formação à competição || Como conciliar a formação com a competição”.

Nesta sessão serão apresentadas diversas propostas de modelos pedagógicos com e sem classificação, sendo que nestes o comportamento, nomeadamente dos atletas e dos pais, tem uma ponderação na classificação final: Serão apresentados casos práticos, projetos-piloto a realizar, bem como um modelo de avaliação dos projetos piloto.

O trabalho a apresentar é o corolário da reflexão e discussão lançadas no seminário “Como conciliar a formação com a competição”, que se realizou em maio de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em torno de questões como: pode a competição ajudar na formação desportiva? A formação e a competição são inconciliáveis? Como compatibilizar estes dois aspetos na fase de formação desportiva dos jovens?

O impacto mediático da competição de Alto Rendimento pode originar a que só um baixíssimo número de jovens praticantes com elevado potencial tenham possibilidade de acesso.

Os atletas em formação podem sentir alguma pressão por parte dos seus familiares e outros agentes para vencer.

Esta pressão leva, por vezes, a um comportamento violento e de má educação, em particular, por parte dos pais.

Por outro lado, o facto de se dar mais ênfase aos resultados, tem levado a um processo de deteção e seleção muito precoce de talentos o que, quando se trata de escalões de formação, pode provocar um conjunto de constrangimentos e originar o abandono prematuro da prática desportiva.

Estes modelos classificativos centram-se na dimensão pedagógica do desporto e visam “descomprimir” a pressão por parte dos pais e/ou familiares.

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