O Espaço dos Sentidos, localizado na Biblioteca Municipal da Covilhã, está a promover um grupo de apoio destinado aos pais de crianças com necessidades educativas especiais e palestras para a comunidade em geral.
Estas duas respostas começaram em 2022 e já têm sessões agendadas até ao fim de 2023.
Com a denominação “Os Outros dos Outros Somos Nós” as ações do grupo de apoio visam a promoção, capacitação e troca de experiências entre famílias de crianças com necessidades específicas, aumentando a sua rede de apoio informal, impactando positivamente a qualidade de vida das mesmas e diminuindo a tendência para o isolamento social.
Trata-se de um grupo que conta já com cinco sessões realizadas em 2023, dinamizadas por Inês Pereira (Terapeuta Ocupacional) e Patrícia Arrais (Psicóloga), que reúne no Espaço dos Sentidos uma vez por mês, pelas 18:00.
Os encontros já têm datas agendadas para os próximos meses: “Aspetos Positivos e Desafiantes na Parentalidade de Crianças com NE” (30 de outubro), “Futuro da Criança com NE” (27 de novembro) e “Balanço Anual do Grupo de Apoio para os Pais” (18 de dezembro).
Igualmente importantes são as palestras mensais “Estar a Par” que, em 2023, já contabilizaram seis palestras decorridas, com cerca de 125 participantes.
Estes momentos são abertos à comunidade e realizam-se no Espaço dos Sentidos, sempre às 18h00.
No próximo dia 12 de outubro, a palestra terá Madalena Freire como oradora (Médica Veterinária) e abordará as “Relações Felizes entre Crianças e Animais”.
Já no dia 23 de novembro, a sessão desenvolver-se-á em torno de “Competências Socioemocionais”, enquanto que no dia 14 de dezembro será abordada a “Parentalidade Positiva”.
Ambas as palestras serão conduzidas por Patrícia Arrais (Psicóloga).
O Espaço dos Sentidos é um projeto multissensorial, que assegura o acompanhamento diário de intervenção individualizada.
Trata-se de um espaço que, recorrendo à terapia Snoezelen, explora os sentidos do corpo e pode ser aplicada com diversas finalidades.
Este espaço foi criado com objetivo de estimular os sentidos através das texturas, sons, luz, tato e aromas. Funciona de segunda a sexta-feira e é composto por duas salas – a Sala da Estimulação e a Sala de Integração Sensorial – nas quais cada elemento foi pensado e estudado para dar resposta terapêutica a quadros clínicos e necessidades específicas.
Desde a abertura (2019), é considerado exemplo de boas práticas pelo serviço público prestado à comunidade na área da literacia da saúde, nomeadamente em acompanhamento a pais e agentes educativos.