O Município da Covilhã realiza, no dia 11 de outubro, o 3.º Encontro COVILHÃ SOCIAL, que será dedicado à temática do voluntariado, em particular do voluntariado jovem.
Centrado na reflexão e debate de matérias de importância social como as redes de voluntariado, a cidadania ativa e solidária ou desenvolvimento sustentável e inclusivo, este evento decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho e tem início marcado para as 9:00.
Ao longo de todo o dia, reunirá várias pessoas e entidades cuja ação tem como base o voluntariado e contará com diferentes painéis temáticos, que devem contribuir para esclarecer e formar, bem como para envolver e valorizar o tecido social do território.
O enquadramento e gestão de programas de voluntariado, as candidaturas a programas de voluntariado, as boas práticas na promoção de ações de voluntariado e as redes de voluntariado são alguns dos temas a abordar.
Destaque ainda para a assinatura, às 10:00, de um protocolo entre a Câmara e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, que visa a implementação do Banco Local de Voluntariado da Covilhã.
Já às 15:30 será apresentado um pré-diagnóstico sobre o voluntariado no concelho.
Com a organização deste 3º encontro, a Câmara da Covilhã também pretende reconhecer o valor social e humanitário das entidades e instituições do concelho e reforçar a importância do voluntariado, que é fundamental para a força, resistência, solidariedade e coesão social da comunidade.
É também uma demonstração poderosa de como a solidariedade posta em prática pode contribuir para um mundo melhor, onde todos podem dar o seu tempo, conhecimento e energia para a paz, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável e inclusivo.