9.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 5, 2023
No menu items!
InícioCulturaJorge Baptista da Silva, conhecido no meio do fado pelo Príncipe do...

Jorge Baptista da Silva, conhecido no meio do fado pelo Príncipe do fado

Nasceu em Cascais, em 28 de Fevereiro de 1987, tendo começado a cantar em casas de fado com apenas 11 anos.

Cantor profissional, gravou até hoje uma dezena de CDs, em géneros como o fado, a canção ligeira e a canção lírica, e colaborou em trabalhos discográficos de outros artistas.

Jorge Baptista da Silva realiza numerosas espectáculos em Portugal e no estrangeiro.

Fez-se ouvir em muitos espectáculos, dos quais se destacam: “Fado – História de um Povo”, de Filipe La Féria; Eneias da ópera “Dido e Eneias de Purcell”; “Sucessos da Diva do Fado” e “Amália, Fado e Saudade” com Maria Mendes, homenagens a Amália Rodrigues; evocação de Domenico Scarlatti na apresentação em teatro do “Memorial do Convento”, na Fundação José Saramago; “Memórias do Cinema Português”, “As Cantigas do Cinema Português”, “Fados e Canções de Sempre”; “A Ópera vai à Rua”, foi Gleb Vaganov em “Anastácia”, Fernando Farinha em “O Miúdo da Bica”, “Fados e Poesia” com André Gago, é o jovem António Calvário em “Calvário, uma Vida de Canções” com António Calvário, “Fados e Poesia de Natal” com Vítor de Sousa. Cantou no coro do Teatro Nacional de São Carlos, em várias ocasiões.

A RTP fez-lhe um “Tributo” da autoria de Helena Ramos.

Trabalhou em prestigiadas casas de fado, como Real Fado, Casa de Linhares, A Severa, Faia e Parreirinha de Alfama, e é fadista residente do Fado em Si e Pateo de Alfama, onde cantou ao lado de grandes fadistas.

Jorge Baptista da Silva distingue-se também como comunicador e divulgador cultural.

A Fado TV convidou-o para fazer entrevistas de vida a figuras públicas do sector artístico e do espectáculo, solicitação de que resultou o programa “JBS Conversas com Arte”.

Formação musical e académica

– Estudou solfejo com Madalena Sá Pessoa;

– Frequentou o Conservatório Nacional de Lisboa, onde fez a sua formação em canto;

Estudou com a soprano Montserrat Caballé, Susan Waters, Dennis O’Neil, Fiorenza Cossoto, Lucia Mazzaria, Filomena Amaro, José Manuel Araújo, Elvira Ferreira e Vasco Gil entre tantos outros.

É licenciado em Ciências Musicais e tem mestrado em Estética e Estudos Artísticos pela FCSH.

Trabalhos discográficos

-“Imagem Verdadeira” (2004), “Povo” (2011), “No Melhor Piano cai o Fado”, com o pianista João Balula Cid (2014), “Sucessos da Diva do Fado” (2015), “Fados, Tangos e Boleros”, com João Balula Cid (2016), “Nella Fantasia”, (2016), “Anema e Core”, CD duplo de canções napolitanas (2019), “Íntimo” (2021), “Natal Português” (2021).

Surge agora este trabalho de inéditos “Jorge Baptista da Silva canta Carlos Baleia”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d