Assinalou-se no passado, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação e para comemorar esta efeméride, várias atividades estão a percorrer a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas da Sertã durante o mês de outubro.
Estas atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Bússola, resultante da parceria entre o Município e o Agrupamento de Escolas da Sertã, pretendem capacitar os alunos para escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes.
Para Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã,”é fundamental intervir desde cedo na promoção de uma alimentação saudável, uma vez que esta se irá repercutir no desenvolvimento da criança e na consequente capacidade de aprendizagem e aproveitamento escolar.”
À semelhança de edições anteriores, foram realizadas diversas atividades, das quais se destaca”Os meus lanches saudáveis”, em que as crianças foram desafiadas a realizar exercícios relacionados com a temática da alimentação saudável: entre jogos e algumas brincadeiras, cada criança criou o seu lanche saudável para cada dia da escola.
Também no âmbito da alimentação, refira-se que hoje o Edifício dos Paços do Concelho da Sertã acolhe a nona reunião da Rede de Parceria do projeto “Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo”.
Estiveram presentes representantes do Município da Sertã, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, AproSer – Associação de Produtores do Concelho da Sertã, Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e Tejo – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
Em cima da mesa estiveram temas como produção biológica, escala de produção do concelho e estratégias de comercialização/distribuição de produtos.
Este projeto decorre no âmbito do PDR 2020, cujo objetivo principal consiste em valorizar e destacar a riqueza e diversidade do território,contribuindo para a qualidade de vida das populações através da adoção de princípios baseados numa alimentação equilibrada e sustentável, associada à dieta mediterrânica.
Recorde-se que o Dia Mundial da Alimentação é assinalado anualmente a 16 de outubro, sendo celebrado em 150 países desde 1981, data que assinala a fundação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Este ano a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, definiu como tema para este dia “A água dá vida, a água nutre. Não deixar ninguém para trás”, com o objetivo de chamar a atenção para a importância deste recurso precioso e finito, recordando a importância da água como base da vida e da alimentação.