O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresenta, entre os dias 27 e 29 de outubro, em Vila do Conde, a Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC) com as obras de mais de 130 artistas emergentes.
Esta iniciativa do IPDJ é organizada pelo Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, estará numa visita guiada à exposição, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, que decorre no Centro Municipal de Juventude e na Pousada de Juventude de Vila do Conde, no dia 29 de outubro às 17h00, e fará a abertura da gala de entrega de prémios, no mesmo dia às 18h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
No Centro Municipal de Juventude e na Pousada de Juventude estarão expostas, ao longo dos três dias da MNJC, as obras selecionadas nas categorias de Arte Digital, Arte Têxtil, Cruzamento Disciplinar (obras com mais do que uma dimensão artística), Escultura, Fotografia, Ilustração e Pintura.
Para as áreas de Cinema, Dança, Gastronomia, Humor, Literatura, Moda, Música e Teatro haverá momentos específicos de apresentação, no Teatro Municipal e no Pátio Café, também em Vila do Conde, onde os/as artistas irão mostrar os seus trabalhos. A entrada é livre.
Além destas performances e da exposição, a iniciativa do IPDJ conta ainda com uma masterclass, visitas guiadas e uma ação de networking.
Nesta atividade, intitulada Furto, o Gerador irá apoiar os/as criadores/as selecionados/as com interesses comuns na criação de novas ideias e no desenvolvimento de projetos artísticos.
Os/As vencedores/as de cada área artística serão revelados/as numa gala que se realiza no último dia da mostra, a 29 de outubro, às 18h00.
Os/As galardoados/as irão receber um prémio no valor de 1000 euros e terão direito, ainda, a uma entrevista individual para o Gerador, 50% de desconto nos cursos e workshops da Academia Gerador durante um ano, a um ano de Cartão Jovem, ações de visibilidade e a um programa de capacitação e de experiências profissionais.
A Mostra Nacional de Jovens Criadores, o mais alargado programa de estímulo à criação artística em Portugal, selecionou, no âmbito dos 15 domínios artísticos, até oito criadores residentes em Portugal, até aos 30 anos.
«Este ano, em Vila do Conde, apresentamos as criações dos mais de 130 jovens artistas selecionados. Para além de mostras performáticas, o público poderá visitar uma exposição que é um espelho das inquietações deste conjunto de jovens. Começamos por abordar as reflexões e questionamentos do íntimo, para pensar depois o que é existir em comunidade e quais as responsabilidades na construção de um espaço comum. Terminamos com provocações finais, com obras que parecem questionar sentidos», afirma Tiago Sigorelho, Presidente do Gerador.
Em mais de 25 anos de existência, a MNJC já deu a conhecer diversos artistas que marcam o panorama cultural português, entre eles os escritores Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares, os estilistas José António Tenente e Maria Gambina e o bailarino e coreógrafo Victor Hugo Pontes.
«A Mostra Nacional de Jovens Criadores representa a concretização efetiva do objetivo prioritário consagrado no artigo 70 da Constituição da República Portuguesa de promover «o gosto pela criação livre e o sentido de serviço à comunidade». Milhares de jovens ao longo de 26 anos têm concretizado a sua capacidade de criar, partilhar experiências e explorar novos caminhos artísticos da cultura portuguesa. Agradecemos o apoio do município de Vila do Conde e saudamos a participação dos e das jovens participantes com o desejo que esta experiência constitua um marco importante para o seu futuro profissional e pessoal», considera Carlos Manuel Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ.
Consulte o programa, saiba quem são os artistas selecionados e outros pormenores do evento em: https://gerador.eu/mostra-nacional-de-jovens-criadores/