9.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 5, 2023
No menu items!
InícioRegionalCarlos Martins eleito Presidente da UGT Castelo Branco

Carlos Martins eleito Presidente da UGT Castelo Branco

Teve lugar no passado dia 21 de Outubro de 2023,no Auditório Municipal da Covilhã, o IV Congresso da UGT-Castelo Branco, onde se procedeu à eleição dos novos órgãos estatutários (Secretariado, Conselho Geral, Conselho Fiscalizador de Contas) para o quadriénio 2023-2027.

Presente na abertura esteve o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira e o seu adjunto, Paulo Ranito, tendo ambos pronunciado palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido pela UGT na região e a presença no Município em dia de aniversário (153 anos).

Carlos Manuel Rosário Martins, do MAIS Sindicato e candidato da única lista apresentada a sufrágio, foi eleito por maioria, substituindo no cargo Daniel Matos, que decidiu não se recandidatar.

Executivo UGT com elementos de Castelo Branco e Guarda

No decorrer dos trabalhos foram apresentados e colocados à votação, o Plano de Atividades e o Plano de Ação para o quadriénio, tendo ambos sido aprovados por maioria.

No discurso da tomada de posse, o presidente eleito, foi perentório em afirmar, dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor e equipa cessante, enfatizando a disponibilidade para renovar e reforçar a estrutura sindical na região.

Referindo-se à importância do sindicalismo na sociedade e desafios, no distrito de Castelo Branco, classificou a disparidade de salários, o desemprego e a falta de oportunidades, como os mais preocupantes, numa região tão rica em tradições e cultura, sem esquecer um passado histórico ao nível industrial e fabril, onde na atualidade muitas famílias enfrentam as dificuldades económicas e financeiras do mundo atual.

No uso da palavra, o Secretário-Geral da UGT Portugal, Mário Mourão, congratulou-se com o trabalho e empenho, dos dirigentes cessantes destacando por sua vez o enfraquecimento das regiões do interior, apesar de reconhecer que o governo tem dado alguma importância à valorização do interior.

Contudo, o Secretário-Geral afirma que, é necessário fazer mais, que os trabalhadores da região sofrem dificuldades acrescidas, por isso a UGT irá estar na primeira linha no combate à precaridade, na luta pela melhoria de salários e pensões, no combate à desregulação laboral, na luta pela valorização das carreiras e investimentos na formação profissional.

A sessão de abertura contou ainda com a presença da Presidente da UGT Portugal, Lucinda Dâmaso, que ao dirigir-se ao congresso, colocou a tónica de, como na atualidade ser sindicalista é um desafio constante e permanente, pois sem trabalhadores e trabalhadoras, não haverá sindicatos.

Participaram também neste IV Congresso vários membros do Executivo da UGT e dirigentes de outros sindicatos filiados na UGT.

Os trabalhos encerraram com um Momento Musical a cargo do IPCB (Escola Artes Aplicadas).

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d