9.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 5, 2023
No menu items!
InícioDesportoDerradeira etapa da 1ª divisão do surf português irá decidir os títulos...

Derradeira etapa da 1ª divisão do surf português irá decidir os títulos nacionais

É já amanhã, sexta-feira, pelas 8.00h, que começa o Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, a 1ª divisão do surf português, e que decorre até domingo na praia do Lagido, em Peniche.

Está tudo a postos para três dias de muita ação com a presença da elite do surf nacional deixando antever uma prova emocionante que vai decidir os campeões nacionais masculinos e femininos.

Sequência de prova prevista – 1º dia de competição (sujeito a alteração)- Ligue – 8h00
– Fase de triagem – masculino (4 heats)- Round 1 Masculino (16 heats)

– Rodada 1 Feminino (6 baterias)

Francisco Morgado – Diretor de Prova
“Vamos ter uma competição com condições favoráveis tanto em termos de ondas como de vento para a Praia do Lagido. Infelizmente, o tempo irá permanecer instável, mas o que interessa são as condições dentro de água, as quais prometem ser bastante indicadas para encontrarmos os melhores de Portugal.”

O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, chega a Peniche na frente do ranking Go Chill sendo um dos quatro candidatos ao título juntamente com Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas. Do lado feminino, o título irá ser disputado pela campeã nacional de 2021, Francisca Veselko, e por Gabriela Dinis que este ano conquistou o título nacional Pro Júnior.

Cenários Título Nacional Masculino
– Joaquim Chaves garante o título com um 3º lugar (uma vez que contam os quatro melhores resultados do ano)
– Se Joaquim Chaves alcançar o 9º lugar, Guilherme Ribeiro já só entra nas contas se vencer
– A partir do momento que Joaquim Chaves pontuar, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas estão for a da corrida ao título nacional

Cenários Título Nacional Feminino
– Francisca Veselko garante o título com um 5º lugar
– Gabriela Dinis só entra nas contas do título nacional se vencer

No que respeita aos surfistas locais de Peniche, destaque para a presença de Guilherme Fonseca e Matias Canhoto que representam o presente e o futuro do surf de competição da Capital da Onda.


Guilherme Fonseca – Atual Top 13 da Liga MEO Surf 2023 e surfista local de Peniche
“Vou sem grandes expectativas porque já não tenho hipótese de ser campeão nacional, mas vou aproveitar o momento e tentar divertir-me ao máximo. Tenho andado a treinar muito tanto na água como no ginásio. Estou preparado para surfar esta ondulação grande e vai ser um prazer competir em casa. Espero que o campeonato acabe com condições extremas já que vai dar boas ondas. O Lagido é uma onda perfeita para fazer a prova. Segundo as previsões haverá bastante swell com vento sul que ali é offshore. Vamos ter boas condições e com oportunidades para fazer bom surf. Acho que com estas previsões não havia melhor sítio em Portugal para fazer esta prova. É uma onda em que me sinto bastante confortável pois, basicamente, nasci a surfar ali. É uma onda que encaixa bem no meu surf de backside, estou com boas pranchas e com bom ritmo de surf.”

Matias Canhoto – 3º classificado na 1ª etapa da Liga MEO Surf 2023 e surfista local de Peniche”É sempre ótimo haver uma etapa da Liga MEO Surf a passar em Peniche
, com altas ondas. Depois da 1ª etapa na Figueira da Foz em que alcancei um 3º lugar, infelizmente, lesionei-me não podendo fazer as restantes etapas. Felizmente mais tarde consegui recuperar, atingi alguns objetivos juniores a nível internacional e nesta última etapa vou tentar fazer o meu melhor surf, sem pressões. Muito obrigado à ANS.”

Agenda do Bom Petisco Peniche Pro (sujeito a alterações):

1º dia – Sexta-feira, 27 de Outubro 08H00 – Call primeiro dia para Trials – Masculino
09h20 – Ronda 1 – masculino
09h30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins

2º dia – Sábado, 28 de Outubro

08h00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party (por confirmar)

3º dia – Domingo, 29 de Outubro

08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
15h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios

Além da decisão dos títulos nacionais e das vitórias do Bom Petisco Peniche Pro, estão também em disputa diversos prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda o prémio reservado ao melhor surfista local de Peniche.

Relativamente ao Fantasy Surfer, os participantes já podem escolher os seus surfistas favoritos e formar a equipa para se habilitarem a bons prémios.

É só visitar o site fantasy.ansurfistas.com.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: 8h00 de 6ª feira

O Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d