7.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
No menu items!
InícioRegionalAmato Lusitano - Associação de Desenvolvimento: III Semana da Multiculturalidade

Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento: III Semana da Multiculturalidade

Celebrar a diversidade cultural e promover a integração de migrantes
na cidade: a III Semana da Multiculturalidade de Castelo Branco
envolveu mais de 2000 participantes durante os cinco dias do evento.

ALAD – BRASIL | Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, ao longo destes 25 anos de atividade, tem assumido um papel preponderante para a concretização de respostas concertadas que visam combater os fatores de exclusão social, dos grupos em situação de maior vulnerabilidade do território, com múltiplas respostas sociais e, concretamente, a criação do CLAIM | Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Castelo Branco, desde 2004.

Agora, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, encontra-se a executar o PMIM 2G | Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2ª Geração, de Castelo Branco, que desenvolve uma estratégia municipal para a integração da população migrante, assumindo como visão “Castelo Branco Integrador: uma comunidade solidária e inclusiva, um concelho aprazível para Nacionais de Países Terceiros crescerem, estudarem, viverem,
trabalharem e envelhecerem”.

Neste seguimento, o projeto promoveu de 16 a 20 de outubro de 2023, a III Semana da
Multiculturalidade, sob o mote\ “Castelo Branco Cidade Multicultural”, celebrando a diversidade cultural e promovendo a integração de migrantes na cidade. Através da realização de um programa ambicioso que, acima de tudo, pretendeu dar a conhecer a cultura de NPT | Nacionais de Países Terceiros que se fixaram em Castelo Branco.

Ao longo da semana participaram nas diversas atividades, 37 entidades e parceiros do PMIM 2G, 1576 participantes da comunidade escolar e autóctones e 378 participantes da comunidade migrante.

A III Semana da Multiculturalidade revelou-se um sucesso, envolvendo no total mais de
2000 participantes durante os cinco dias do evento.

A III Semana da Multiculturalidade de Castelo Branco arrancou dia 16 de outubro no Auditório da Biblioteca Municipal António Salvado, com a presença do presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, Arnaldo Braz, o presidente da Assembleia Geral da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, Comendador Joaquim Morão e o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.

A manhã seguiu com a conferência “Castelo Branco Cidade Multicultural: Dinâmicas Territoriais”, moderada pelo Dr. Vasco Malta, Chefe de Missão em Portugal pela Organização
Internacional para as Migrações, sendo oradores desta conferência, o diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Castelo Branco, Nuno Maia, o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Pedro Crisóstomo, e o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, José Nunes.

A diversidade religiosa esteve também em destaque neste primeiro dia, com a inauguração da exposição “Diversidade Religiosa e Cultural em Castelo Branco”, promovida pelo projeto Inter(Agir) – Dialogar e Conhecer para melhor Integrar em Castelo Branco, que apresentava símbolos religiosos de variados credos da região e do mundo.

A programação da parte da tarde incluiu um espetáculo dos Batoto Yetu no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, com a presença de alunos e alunas das escolas do concelho.

Para fechar o dia foi inaugurada, na Sala da Nora, parte da Exposição “Instrumenteca de
Castelo Branco”, Coleção de César Viana, uma exposição única de valor incalculável com instrumentos musicais do mundo.

O segundo dia teve início com a conferência “Mercado de Trabalho: Boas práticas de acolhimento e integração de migrantes em contexto laboral”, moderada por Dário Falcão, coordenador geral da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, sendo orador e oradoras desta conferência, a gerente da Albiambiente, Isabel Matos, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, Coronel José Augusto Alves, a diretora técnica do LR da Associação de Apoio à Criança, Edite Dâmaso e a presidente da APPACDM, Maria de Lurdes Pombo.

A programação da parte da tarde incluiu o espetáculo “Rota dos 4 C@ntos”, dinamizado pelo Váatão – Teatro de Castelo Branco, com a presença de alunos e alunas da escola Afonso de Paiva.

Para fechar o segundo dia, foi inaugurada no IPDJ a exposição fotográfica “Construir na Diversidade”, que estará patente de 2 a 30 de novembro na APTIV e posteriormente irá passar por outros locais da cidade Albicastrense.

O terceiro dia foi marcado por sessões de sensibilização sobre “Estereótipos, Racismo e Promoção da Tolerância”, na Escola Secundária Nuno Alvares e na Escola Afonso de Paiva, promovidas pela Dra. Inês Farinha, da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação

O quarto dia da III Semana da Multiculturalidade de Castelo Branco teve início com a sessão “Reflexão sobre os 19 anos da resposta social CLAIM à comunidade migrante, residente no concelho de Castelo Branco”, no Auditório da Biblioteca Municipal António Salvado, com a presença do presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, Arnaldo Braz, da diretora do Departamento de Apoio e Assistência Migratória do Alto Comissariado para as Migrações, Ana Couteiro, e do presidente da
Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.

A manhã continuou com apresentação do livro de poemas “Reflexões do Silêncio” de David Moses, natural da Nigéria, poeta e jogador de basquetebol.

Seguiu-se a celebração do 19º Aniversário do CLAIM, que terminou com um momento
intercultural de danças africanas. O programa da parte da tarde incluiu o diálogo inter-religioso “Tolerância Religiosa e Coexistência”, moderado pelo diretor da RVJ Editores, João Carrega.

O quinto e último dia III Semana da Multiculturalidade teve início com uma sessão de informação e sensibilização “Educar para a promoção da saúde é investir no futuro”, promovida pelo projeto Inter(Agir), e dinamizada pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, na pessoa da Enfermeiro Odete Vicente, no auditório da Biblioteca Municipal António Salvado.

A programação da parte da tarde decorreu na Praça 25 de Abril e incluiu a inauguração da Mostra Gastronómica, com iguarias de dez países distintos: Angola, Guiné-Bissau, Brasil, Índia, Paquistão, Nepal, Colômbia, Síria e Ucrânia.

Em simultâneo, o público foi presenteado com o ritmo de músicas e danças do mundo, com a atuação do Ginásio Chirosauna, através da exibição de danças sevilhanas e flamenco, e ainda capoeira com o contramestre “Xicot”.

Estiveram também presentes a AEG-CB | Associação dos Estudantes Guineenses
de Castelo branco com a exibição de danças tradicionais e a atuação dos rappers Masta Drupé e o Poldo, a Escola Pé de Dança com uma atuação de danças afro-latinas, e o Rancho da USALBI – Universidade Sénior Albicastrense.

O encerramento desta edição da Semana da Multiculturalidade de Castelo Branco, contou com a presença do presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento,
Arnaldo Braz, do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e da Vogal do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, IP., Sónia Pereira.

Esta semana ofereceu uma partilha de experiências enriquecedoras, celebrando a diversidade cultural e promovendo a integração e a tolerância na cidade.

Foi uma oportunidade única de explorar e apreciar as riquezas da cultura global presentes no território.

Esta edição contou com o apoio de diversas pessoas e entidades, que contribuíram mais uma vez para o sucesso desta iniciativa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d