Menu que desenvolve para a classe executiva da TAP Air Portugal, promovendo os sabores da região Centro de Portugal durante os meses de novembro e dezembro
No âmbito da iniciativa Local Stars, resultado da parceria entre a empresa The Art of Tasting Portugal e a TAP Air Portugal, que visa promover e valorizar o país e as suas diferentes regiões através da gastronomia, o menu da Classe Executiva dos voos de longo curso da TAP conta com a assinatura do chef Diogo Rocha durante os meses de novembro e dezembro.
A escolha do chef para o produto em destaque no seu menu recai no tradicional bacalhau, que representa assim a região Centro do país.
Depois de Lisboa, Açores, Algarve e Madeira, a rota do Local Stars, que resulta da parceria entre a companhia aérea nacional e o The Art of Tasting Portugal (TAOTP), segue até à região Centro, desta vez com o bacalhau como produto-estrela, simbolizando a tradição que adotou este produto num receituário vasto e com uma forte presença nas mesas dos portugueses nesta época do ano.
A criação deste novo menu exclusivo é da autoria do chef Diogo Rocha, natural da região de Viseu e chef executivo do restaurante Mesa de Lemos (1* Michelin e 1* Verde Michelin), localizado em pleno coração do Dão, que dá assim a provar aos passageiros da Classe Executiva dos voos de longo curso da companhia aérea, com pratos que evidenciam a alta qualidade deste produto e outros sabores da gastronomia da região Centro.
“É uma grande honra fazer parte do projeto Local Stars e promover a região Centro, que significa tanto para mim. Nasci, cresci e vivo em Viseu, no trabalho que desenvolvo faço sempre questão de salientar a qualidade da gastronomia desta região, em defesa das nossas tradições e produtos. O bacalhau, sendo ele um símbolo da cozinha portuguesa, foi a escolha imediata para ser o próximo Local Star nesta iniciativa que pretende levar ao mundo um pouco da nossa cultura e portugalidade”, explica o chef Diogo Rocha.
Parte integrante do receituário tradicional português, o bacalhau é mundialmente conhecido como um dos símbolos da gastronomia nacional. Introduzido na nossa alimentação no século XIV, pelos noruegueses e portugueses que, durante época das grandes pescarias, realizavam o processo comum de salga do pescado, o bacalhau é, sem dúvida, um dos produtos mais célebres da culinária portuguesa, sendo protagonista em pratos tradicionais e representativos da identidade do país.
Conhecido pelas suas 1001 maneiras de ser confecionado, a sua escolha como produto-estrela para os próximos dois meses do projeto Local Stars, que visa a promoção do país e das diversas regiões através da gastronomia nacional, vem consolidar a estratégia de divulgação dos produtos mais identitários do país, como foram os anteriores a garoupa na região de Lisboa, Queijo de São Jorge, em representação dos Açores, o polvo de Santa Luzia pelo Algarve, e o mel-de-cana pela Madeira.
“O chef Diogo Rocha, com a região Centro de Portugal como foco e o bacalhau como produto estrela, marcam o novo ciclo das refeições em classe Executiva, nos voos de longo curso, que a TAP apresenta aos seus Clientes, no âmbito desta parceria com a The Art of Tasting Portugal, através da qual promovemos os nossos sabores e tradições. Com este projeto, fazemos igualmente, uma aposta nos fornecedores nacionais, neste caso em específico, da região Centro.”, afirma Catarina Indio, Head of Inflight and Ground Product da área de Customer Engagement da TAP Air Portugal.
Também Patrícia Dias, co-fundadora do The Art of Tasting Portugal, a par de Adriana Fournier, salienta a importância deste projeto e da valorização da região Centro enquanto destino gastronómico: “A região Centro do país tem uma riqueza ímpar e um potencial enorme de descoberta, sendo que a gastronomia pode ser um primeiro e forte argumento para uma visita a este território. O Local Stars constitui uma oportunidade única de divulgar as paisagens, as pessoas e os produtos tão especiais que encontramos nas diferentes regiões do nosso país e os seus produtos mais icónicos, uma missão que enche de orgulho a equipa do The Art of Tasting Portugal, consciente do impacto e visibilidade internacional que está a ter esta parceria com a TAP Air Portugal”. Adriana Fournier acrescenta: “O The Art Of Tasting Portugal apresenta um produto turístico único, com a proposta de conhecer o país pela sua gastronomia. Com esta parceria com a TAP Air Portugal queremos desafiar todos os que aterram no nosso país a ter esta experiência imersiva que acreditamos ser memorável”.
Para este menu especial, o chef Diogo Rocha inspira-se nos produtos regionais e nos sabores da região Centro e propõe uma entrada de Salada de Pintada e Espargos Assados, um prato de Bacalhau, Creme de Batata e Espinafres e, como sobremesa, um Pudim de Maçãs das Beiras e Canela.
Nascido em Canas de Senhorim, Diogo Rocha é um conhecedor dos melhores produtos regionais e nacionais e gosta de unir o tradicional às técnicas da cozinha moderna.
A sua cozinha é reflexo de um imenso amor e respeito pelos ingredientes e receituário portugueses.
Desde 2014, é o chef do restaurante Mesa de Lemos, reconhecido com uma estrela MICHELIN e com estrela verde, resultado de um sério compromisso com a sustentabilidade.
O segredo da sua cozinha está naquilo que considera autêntico e que tem identidade, e aposta na utilização de produtos da época e na frescura dos ingredientes.
Além dos menus criados exclusivamente para esta iniciativa, a bordo estão também disponíveis conteúdos de vídeo alusivos ao Local Stars em todos os ecrãs dos aviões, onde o chef do momento se debruça sobre o produto regional em destaque e a receita em vigor, com imagens da região e do produtor, bem como uma experiência TAOTP com ênfase gastronómico, concebida para a iniciativa com o chef responsável pelo menu a bordo.
Esta experiência decorre na Quinta de Lemos, no Dão, a região igualmente destacada pelo Local Stars estes dois meses, combinando a gastronomia do Mesa de Lemos (1*Michelin e *Michelin Verde), os vinhos emblemáticos e outros produtos da Quinta.
A oferta gastronómica desta experiência, focada na gastronomia sustentável, de sabores sazonais e pratos nacionais, nos quais a principal preocupação é com os ingredientes, muitos deles da própria Quinta de Lemos, é pensada em função da harmonia com a natureza circundante, as serras, as vinhas da Quinta de Lemos e a tranquilidade da paisagem, com um menu composto por 8 momentos, harmonizado com uma cuidada seleção de vinhos da Quinta.
Os passageiros podem saber mais sobre a iniciativa, sobre o The Art of Tasting Portugal, bem como adquirir a experiência desenvolvida para a iniciativa, disponível no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.
O The Art of Tasting Portugal, apresenta uma abordagem ao país enquanto destino gastronómico diferenciador, focando-se na essência de cada região, agregando a comunidade de pessoas cujo trabalho se destaca nesta atividade, e nos produtos de excelência que se encontram no território nacional.
Com base na premissa de que a gastronomia portuguesa é um dos principais argumentos de Portugal enquanto destino turístico, que deve ser exaltado e valorizado, esta plataforma apresenta e organiza experiências de ênfase gastronómico concebidas para proporcionar momentos memoráveis.