4 e 5 de novembro
Nas Aldeias de Montanha celebram-se os saberes e sabores de outono e reinventam-se os tradicionais magustos e os encontros nos Fornos Comunitários
No próximo fim de semana as aldeias do Sabugueiro, Prados e Famalicão da Serra nos concelhos de Seia, Celorico da Beira e Guarda, respetivamente, estão em festa.
Celebram o outono, aquela que é a época de excelência da Serrada Estrela.
A colheita da castanha, a apanha dos cogumelos, a caça, a feitura dos doces e compotas e o início da produção do queijo e do requeijão, estes são mais que motivos de celebração e ponto de encontro das populações locais e turistas.
No próximo dia 4 de novembro, as gentes da Aldeia de Montanha do Sabugueiro em Seia, terra de pastores, reavivam uma das tradições mais antigas na região.
Em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confecionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto.
As carnes são provenientes do gado criado em plena Serra da Estrela.
Nesta noite, conhecida por Noite das Caçoilas,é provar e desejar que a noite fria da aldeia aqueça com a alegria e o convívio.
Também a Aldeia de Montanha de Prados, no Concelho de Celorico da Beira, volta a ser a anfitriã do Festival da Castanha.
Habitantes e visitantes vão ser convidados a participar no Magusto tradicional, também nos dois dias de festa.
Uma novidade deste festival decorrerá no dia 4,uma atividade em que a comunidade local e os turistas são convidados a plantar castanheiros nos soutos que ladeiam a aldeia.
Outro dos pontos altos, no sábado, é o Jantar Convívio no Forno Comunitário.
O Mercadinho D’aldeia, no domingo, dá o mote para um dia dedicado à degustação de iguarias que, em muito, estão relacionadas com a castanha.
Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, recebe a Festa da Castanha e da Jeropiga, além do tradicional Magusto Comunitário, não vai faltar a jeropiga, feita nas pequenas adegas caseiras da aldeia e que merecerá uma prova.
Os concertos e atuações de grupos de cantares e concertinas vão aquecer dia e noite, não estivéssemos nós numa Aldeia de Montanha onde porta sim, porta sim, há um músico.
As celebrações que integram o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha são, per si, eventos que reinventam atividades tradicionais e que proporcionam aos visitantes a comunhão com a identidade local, a paisagem natural e o património cultural das gentes genuínas deste território.