6.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
No menu items!
InícioInternacionalUniversidade de Coimbra em destaque na Feira do Livro de Sharjah com...

Universidade de Coimbra em destaque na Feira do Livro de Sharjah com exposição sobre a presença portuguesa no Golfo

Até 12 de novembro, a Universidade de Coimbra (UC) está em destaque na Feira Internacional do Livro de Sharjah – um dos maiores eventos mundiais do mercado editorial –, apresentando uma exposição sobre a presença portuguesa no Golfo.

“Os Portugueses no Golfo 1507–1650: Uma História Interligada” é o título da mostra documental, inaugurada na quarta-feira, dia 1, num evento com a presença do chefe do governo de Sharjah [um dos sete emirados que compõem a confederação dos Emirados Árabes Unidos], xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi, e do Vice-Reitor da UC para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão.

Instalada ao centro do grande átrio da nave principal da Feira, a exposição apresenta-se numa ‘carruagem’ de 18 metros de comprimento, toda em vidro, pintada de preto, mas com transparências [stand da autoria do Atelier do Corvo].

Lá dentro estão expostas cerca de 60 peças, entre livros raros, mapas, manuscritos e objetos de uso variado, provenientes de fundos diversos da UC e de coleções particulares.

O objetivo é fazer os visitantes embarcarem numa viagem no tempo, evocando a presença portuguesa no Golfo e as relações aí estabelecidas durante os séculos XVI e XVII (com sentidos muitos variados, de aproximação, troca, intercâmbio, mas também diferentes formas de resistência).

A mostra – organizada pela Universidade de Coimbra, com apoio do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras, através da curadoria e acompanhamento científico dos investigadores José Pedro Paiva e Roger Lee de Jesus –, é mais um passo no estreitar de relações entre a UC e o Emirado de Sharjah.

Recorde-se que o xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi é Doutor Honoris Causa pela UC desde 2018 e que as duas entidades têm colaborado em diversos projetos académicos e científicos nos últimos anos.

“Esta exposição constitui um ponto de chegada, fruto de mais de um ano de trabalho e de preparação, até à sua inauguração na Sharjah International Book Fair, que tem vindo a afirmar-se crescentemente como uma das maiores feiras do livro do mundo. Mas esta exposição marca igualmente um ponto de partida para novos projetos de colaboração entre a UC e o Emirado de Sharjah, que começará em breve a dar frutos ao nível da compreensão histórica mútua, e ainda do estudo da Língua e Cultura árabes em Portugal”, declara o Vice-Reitor, Delfim Leão.

Após o período de exibição na Feira Internacional do Livro de Sharjah, evento com a presença de centenas de escritores e 2200 editores de 112 países, com mais de dois milhões de visitantes esperados, a exposição “Os Portugueses no Golfo 1507–1650: Uma História Interligada” deverá ficar exposta nas semanas seguintes em diferentes polos culturais do emirado, devido ao interesse com que tem sido recebida.

O catálogo da exposição está disponível para consulta em http://books.uc.pt/book?book=1317.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d