Equipa de investigadores do projeto OLIVE4ALL coordena Rede Nacional de eventos comemorativos do Dia Mundial da Oliveira
Numa época em que os horrores da guerra estão na ordem do dia, é tempo da Humanidade se reorientar para os símbolos da Paz e da Concórdia.
Em 2020, pela primeira vez, a UNESCO propôs que o dia 26 de novembro fosse dedicado a “celebrar o Dia Mundial da Oliveira e os valores da paz, da sabedoria e da esperança encarnados por esta árvore emblemática”.
Imbuídos deste espírito, a equipa portuguesa do projeto europeu OLIVE4ALL decidiu convidar todas as entidades ligadas ao património olivícola (autarquias, museus, lagares de azeite, instituições culturais, etc.), de norte a sul do país, a integrarem uma rede nacional de eventos comemorativos do Dia Mundial da Oliveira.
Da ideia inicial à ação, mediou menos de um mês. Em escassos dias aderiram à proposta lançada pelo projeto OLIVE4ALL um total de 53 entidades, que se auto-organizaram a nível local e regional para garantirem a implementação de um vasto leque de eventos locais comemorativos do Dia Mundial da Oliveira.
A rede de eventos comemorativos estende-se às três principais regiões portuguesas com tradição olivícola: Norte, Centro e Alentejo.
Na região Norte, os interessados podem optar entre os seguintes locais e programas:
- Porto, Loja do Azeite: Prova Degustação Azeites; Festa de aniversário da loja “Fábrica do Azeite” no Porto, com oferta de bolo de aniversário.
- Vila do Conde, Escola Superior de Hotelaria e Turismo: Aula aberta: “Olivoturismo – experiências de harmonização” (degustação de azeite, preparação e harmonização de 2 sobremesas – Trufas de Chocolate e Gelado e Pimento Vermelho – com azeites de diferentes perfis).
- Macedo de Cavaleiros, Centro de Dia da Lagoa: Visita ao Lagar; Prova de Azeite e Debate sobre a oliveira e os seus produtos, com investigador convidado.
- Mirandela, Museu da Oliveira e do Azeite: Visita Orientada ao Museu da Oliveira e do Azeite, Oficina de Prova de Azeite, concurso de fotografia, A história e tradição no Lagar de Varas de Guide.
- Mirandela, EPA –Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural: Na rota da oliveira – A comunidade escolar é desafiada a participar numa imersão oleoturística.
- Mirandela, Quinta de Santo Amaro: Prova de Azeites.
- Vila Nova de Foz Côa, Cineteatro Municipal de Vila Nova de Foz Côa: Teatro “Um Fantasma Chamado Isabel”, Grupo de Teatro da Santa Casa da Misericórdia de Vagos.
- Vila Nova de Foz Côa, Terminal Rodoviário de Foz Côa: Prova de degustação de azeites, comentada por Marisa Ribeiro, Responsável de Qualidade da CARM.
Vila Nova de Foz Côa, Museu do Côa: Showcooking; Apresentação de projeto