Cinco famílias de Castelo Branco constituídas por 16 imigrantes e 12 portugueses vão encontrar-se no domingo, no âmbito da iniciativa “A Família do Lado”, cujo objetivo é aproximar a comunidade de migrantes e a sociedade local, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento explica que vai associar-se a esta iniciativa, na qual uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias, uma imigrante ou refugiada e outra autóctone, para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura, como forma de acolhimento.
“Em Castelo Branco, cinco famílias constituídas por 16 imigrantes e 12 portugueses irão partilhar a sua refeição e contribuir assim para uma integração mais efetiva dos imigrantes na nossa cidade, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural”, lê-se na nota.
“A Família do Lado” é uma iniciativa transnacional, que visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos, comunidades migrantes e sociedade de acolhimento, enquanto estratégia para a integração dos imigrantes e refugiados na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da diversidade cultural.
“Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir para uma integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país”, refere a Amato Lusitano.
Todos os encontros terão lugar no domingo, às 13:00, em todo o território nacional, Espanha e República Checa.
*Lusa / Foto: algarvemaisnoticias.pt
Famílias de Castelo Branco recebem imigrantes em almoço de integração
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on