11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Cultura Ilha de Almourol com requalificação terminada

Ilha de Almourol com requalificação terminada

Os mais de 70.000 visitantes anuais do Castelo de Almourol, concelho de Vila Nova da Barquinha, tem agora melhores condições de segurança e conforto para visita ao monumento nacional.
Terminaram no dia 29 de dezembro as obras de valorização e arranjo paisagístico da ilha.
Os trabalhos decorreram no segundo semestre de 2018 e centraram-se na melhoria das condições de acesso do público ao castelo, na requalificação do coberto vegetal, na requalificação da margem direita e na colocação de um palco para espetáculos dentro do castelo.
A operação denominada “Valorização do Castelo de Almourol” teve um custo de 164 259,55€, tendo sido candidatada a fundos comunitários (FEDER), devendo ser comparticipada em 85% do valor total.

Vista do Castelo de Almourol a partir do Rio Tejo

As intervenções carácter construtivo efetuadas permitiram consolidar o percurso de visita na ilha, em segurança, com a substituição das escadas de acesso desde o embarcadouro, a substituição do percurso entre o embarcadouro e o início da subida para o castelo, a substituição e relocalização do balizamento do percurso de subida, a construção de degraus para vencer a subida de um afloramento rochoso, a instalação de sinalética de perigo de queda no interior do castelo, entre outros trabalhos.
Foi também instalada uma estrutura para receber um palco amovível, bem como equipamento para a recolha de resíduos.
Junto da ilha, foi substituída a escada de acesso entre o anfiteatro e o posto de visita/restauração.
Foi ainda incluída na empreitada a demolição do maciço em betão que servia de apoio à prática de exercícios militares na margem do extremo Nordeste da ilha mas que descaraterizava o monumento
A intervenção de correção do coberto vegetal da Ilha do Almourol consistiu em duas ações distintas: o tratamento, limpeza e manutenção do coberto vegetal existente que importava manter (maciço arbóreo e arbustivo que envolve o castelo e elementos e estruturas vegetais autóctones que ainda resistem nas margens e pontualmente na ilha), e a erradicação do canavial que invadiu a ilha e a sua substituição por um coberto autóctone climáctico.
A operação permitiu consolidar as margens e terras em torno do Castelo, por forma a preservar o solo, as espécies e a paisagem.
Desde o passado dia 1 de janeiro de 2019, o Município de Vila Nova da Barquinha (a quem cabe a gestão do castelo) e o Exército, através do Regimento de Engenharia n.º 1 (que detém a sua propriedade), instituíram um bilhete único para visita ao Castelo de Almourol e ao recém-inaugurado Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA), no 1.º andar do Centro Cultural, em Vila Nova da Barquinha.
Novas placas informativas

O ingresso para visitar os dois lugares inclui a travessia de barco até à ilha de Almourol.

Castelo de Almourol

É um ícone de Portugal. Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, é o ex-libris do Concelho de Vila Nova da Barquinha.
À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, constituindo um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.
Cercado pelas águas do rio Tejo, destaca-se num maciço granítico de uma ilhota do Tejo, entre Vila Nova da Barquinha e Praia do Ribatejo.
A singular localização do Castelo torna-o um dos mais bonitos monumentos do país, tendo sido considerado Monumento Nacional em 1910.
Em 2007, foi um dos 21 finalistas da eleição das 7 Maravilhas de Portugal.

Centro de Interpretação Templário de Almourol

É o primeiro do género em Portugal. Dispõe de uma sala de exposição permanente, espaço de exposições temporárias e de uma sala de projeção de filmes sobre a temática dos templários.
No mesmo edifício funciona também a Biblioteca – Arquivo Templário, com um vasto acervo literário dedicado a este tema.
GPS: 39.457788,-8.432549
Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Largo 1.º Dezembro
2260-403 Vila Nova da Barquinha
T (+351) 249720358
cita@cm-vnbarquinha.pt
Horário:
Terça-feira a sexta-feira: 9:00h/12:30h – 14:00h/17:30h
Sábados e domingos: 10:00h/13:00h – 15:00h/18:00h
Encerra às segundas-feiras
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Ponto de Vista… por António Justo

Advento é o tempo da esperança Advento é o tempo de espera. Este ano com a característica de continuar...

Covid-19: Rússia regista mais de 26.000 casos pelo quarto dia consecutivo

A Rússia registou hoje mais de 26.000 novos casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo e 368 mortes causadas por esta...

Covid-19: Cerca de 90% dos docentes preocupados ou com medo de serem infetados nas escolas revela inquérito da Fenprof

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras...

Covid-19: Epidemiologista Anthony Fauci prevê “explosão” de casos após Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou hoje para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: