7.2 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional História do lavrador que se tornou rei dos Visigodos serve de mote...

História do lavrador que se tornou rei dos Visigodos serve de mote para dia de festa na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha

No próximo dia 31 de outubro, é a vez da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha receber o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020.

Com o tema “Nas terras do Rei Wamba… Há sementes!” será um dia recheado de atividades e surpresas para habitantes e visitantes da Aldeia Histórica.

Devido à pandemia, a participação será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Idanha-a-Velha.

“Nas terras do Rei Wamba… Há sementes!” é o décimo primeiro evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020, que, até ao próximo mês de novembro, leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Desta vez, é a história de Wamba que vai inspirar um dia diferente em Idanha-a-Velha.

Idanha-a-Velha

Um humilde lavrador que um milagre tornou rei dos Visigodos.

É à volta dessa história e das estórias que a terra tem para contar que, no dia 31 de outubro, a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha vai viver momentos de grande animação. Mostras de produtos regionais, oficina de expressão plástica, um concerto de cordofones tradicionais, mas também visitas guiadas temáticas são “só” algumas das atividades que vão ser desenvolvidas.

No fundo, um programa para todos os gostos e idades, com entrada gratuita.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade.

Pode inscrever-se para o programa da festa na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, através do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, por telefone (277 200 570) ou e-mail turismo@cm-idanhanova.pt .

Para aproveitar em pleno esta oportunidade de conhecer a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado Try Portugal, propõe um programa turístico que inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço incluído, entrada exclusiva na festa do Ciclo “12 em Rede”, caminhada noturna “Rota da Egitânea” por Idanha-a-Velha, visita guiada à Aldeia Histórica de Monsanto, entre outras experiências.

O pacote pode ser consultado neste link: https://aldeiashistoricasdeportugal.com/pacote/nas-terras-do-rei-wamba-ha-sementes-idanha-a-velha-try-portugal/ e tem data de limite de reserva até 26 de outubro.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa do evento e limite de participantes:

09:00 – Vamos acender o Forno – Pão e doçaria de forno (limitado a 5 pessoas em simultâneo)

Atividade experiencial, visando o conhecimento das técnicas e produções gastronómicas tradicionais no contexto da utilização do forno de lenha. Atividade conduzida pelas mãos experientes de quem sabe.
Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor.
Local de Encontro: Forno Comunitário
 
10:00 – 21:00 – Pátio dos Sabores (N/A)

Produções agroalimentares, gastronomia e artesanato regional e no contexto das Aldeias Históricas de Portugal.
Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor.
 
10:30 – Lançamento de receituário colecionável (N/A)

Receitas desenvolvidas e confecionadas nos workshops da edição 12 em Rede Aldeias em Festa de 2019, em formato papel e digital.
Local de Encontro: Pátio dos Sabores
 
11:00 – Oficina Temática – Estórias de pão (limitado a 5 pessoas)

Oficina de expressão plástica com a designer Paula Varandas, construída em torno das histórias sobre o pão e o seu contexto produtivo. Destinada ao público infantojuvenil. Realizada mediante inscrição.
Local de Encontro:  Antigos Paços do Concelho (duração média: 1h)
 
14:00 – Visita comentada – Azeite Egitânea (limitado a 10 pessoas)

Percurso pedestre temático, conduzido pelo produtor Tiago Lourenço, em torno da produção de azeite em modo biológico nos olivais da região e de Idanha-a-Velha em particular. Realizado mediante inscrição.
Local de Encontro: Lagar de Varas e Olival tradicional
 
15:00 – Comida de Merenda (LIVE STREAMING) (limitado a 10 pessoas)

Preparação um cesto de piquenique e marmitas saudáveis com a Chef Maria Caldeira de Sousa. Realizado mediante inscrição.
Local de Encontro: Casa da Amoreira (duração média: 1h)
 
15:00 – Oficina Temática – Estórias de pão  (limitado a 5 pessoas)

Oficina de expressão plástica com a designer Paula Varandas, construída em torno das histórias sobre o pão e o seu contexto produtivo. Destinada ao público infantojuvenil. Realizada mediante inscrição.
Local de Encontro:  Antigos Paços do Concelho (duração média: 1h)
                                                                 
16:00 – Visita-Documentário – Onde estão os Visigodos? (limitado a 10 pessoas)

Visita-documentário com interpelação do público. Percurso comentado que conduz à descoberta das marcas de um dos períodos – e um dos povos – menos conhecidos do grande público.
Realizada mediante inscrição.
Local de Encontro: Posto de Turismo
 
17:00 – Visita-Documentário – Contos das Terras do Rei Vamba (Apenas STREAMING)

Visita-documentário com interpelação do público. Percurso no tempo e no espaço, pela sucessão de histórias –muitas delas lendárias – que marcam Idanha-a-Velha.
 
21:00 – Concerto – “Mano a Mano”. Violas antigas e novas (LIVE STREAMING) (limitado a 40 pessoas)

Integração de cordofones tradicionais no contexto da música contemporânea.
Presença de público limitada e sujeita a inscrição.
Local: Igreja de Santa Maria (Sé)
 

A festa só acaba em novembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Idanha-a-Velha, a festa segue para Monsanto, a 7 de novembro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Gulbenkian distingue projeto de investigação da UC em computação quântica

Testar os limites dos computadores atuais, quando aplicados a problemas do domínio financeiro, e explorar modelos de computação quântica é o objetivo...

Fez-se história na vida cultural e patrimonial do Concelho de Tomar e do país

Realizou-se a abertura simbólica da “Porta da Condessa” Foi, hoje, aberta ao público, a porta situada na Torre...

Link vai ligar Sertã a Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

A partir de dezembro Dia 2 de dezembro marca o início de uma nova fase para o transporte...

VILA DE REI: Montras Natalícias em exibição de 1 de dezembro a 9 de Janeiro

Cinquenta e uma montras de estabelecimentos comerciais do Concelho de Vila de Rei vão estar decoradas com a temática natalícia, entre os...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: