24.4 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
No menu items!
InícioRegionalSistema de videovigilância de Fogos Florestais totalmente operacional na Beira Baixa

Sistema de videovigilância de Fogos Florestais totalmente operacional na Beira Baixa

O sistema de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais, na sub-região da Beira Baixa, encontra-se totalmente operacional.

A rede do sistema de videovigilância florestal CICLOPE foi objeto de intervenção de manutenção, tendo sido solucionadas anomalias de funcionamento relacionadas com comunicações e energia.

 

A rede ficou, assim, totalmente operacional garantindo, em permanência,a prossecução da sua missão – apoio à decisão operacional,vigilância e deteção de incêndios rurais.

No território da Beira Baixa estão instaladas 17 Torres de Vigilância e Apoio à Decisão (TVAD), sendo que 11 foram objeto de uma candidatura da CIMBB ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), em 2017.

Aquela candidatura permitiu o reforço do sistema de vigilância em toda a área territorial da Beira Baixa, com a instalação das novas TVAD.

A área coberta com videovigilância, depois da instalação das 11 TVAD pela CIMBB, passou dos 1.972 ha para os 359.951 hectares cobertos, que representam 77% do território.

O sistema de videovigilância florestal constitui uma ferramenta essencial de apoio na deteção de fogos e combate aos incêndios, especialmente nesta altura do ano, a fase crítica de incêndios rurais.

Sobre o CICLOPE

O CICLOPE é um sistema de televigilância desenvolvido por uma equipa de investigadores do INOV– Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação, que está disponível para os operacionais da GNR e da ANEPC nos distritos de Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal, através de uma rede composta por mais de 100 torres de acompanhamento remoto e vários Centros de Gestão e Controlo e de Monitorização Remota.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: