6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioNacionalFundação Mestre Casais e CEiiA distinguem 11 jornalistas portugueses

Fundação Mestre Casais e CEiiA distinguem 11 jornalistas portugueses

1.ª edição dos prémios Jornalismo para a Sustentabilidade 

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto revelam os vencedores da 1.ª edição dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade. 

Após a análise de 80 candidaturas – 44 na categoria de Imprensa, 6 de Rádio, 15 de Televisão e 15 de Digital – o júri destacou como vencedores os seguintes trabalhos jornalísticos:

  • Categoria Imprensa

1.º Prémio (5.000 euros)

Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes, Ruben Martins e Leonardo Negrão, pelo trabalho “Dez Horas e quatro comboios: a viagem entre possível Lisboa e Madrid“, publicado na revista Notícias Magazine

2.º Prémio (2.500 euros)

Abel Coentrão e Adriano Miranda, pelo trabalho “Seis décadas depois de Jane Jacobs, ainda andamos a tentar salvar a rua“, publicado no jornal Público.

  • Categoria Televisão

1.º Prémio (5.000 euros)

Filipe Caetano, pela reportagem intitulada “Destino: Europa – Contaminação“, transmitida na TVI.

2.º Prémio (2.500 euros)

Carlos Rico, pelo trabalho intitulado “Alentejo, Azeite e Água“, transmitido na SIC.

  • Categoria Digital

1.º Prémio (5.000 euros)

Micael Ramos Pereira, pelo trabalho intitulado “Trilha Negra“, publicado na edição online do jornal Expresso.

2.º Prémio (2.500 euros) 

Luísa Pinto e Rui Barros, pelo trabalho intitulado “Habitação: do Protesto à Proposta“, publicado na edição online do jornal Público.

Por opção do júri, a categoria de Rádio não foi, este ano, premiada. Segundo o presidente do júri, Felisbela Lopes – que, nesta tarefa, foi acompanhada por Filipe Duarte Santos, Clara Almeida Santos, António Granado e Gualter Crisóstomo – “os trabalhos jornalísticos distinguidos relevam uma grande qualidade e um agendamento que prioriza equivocadamente as questões da sustentabilidade“.

Já José Gomes Mendes, Presidente da Fundação Mestre Casais, destaca “que a criação dos Prémios de Jornalismo, em parceria com uma instituição de referência como o CEiiA, reflete o compromisso da Fundação Mestre Casais com a ambição de um país mais sustentável, mas também mais informado através daqueles que, como os jornalistas, contribuem de forma isenta para uma melhor literacia da sustentabilidade, nas suas dimensões climática e ambiental, mas também social e humana.

Para o CEiiA ser um dos promotores dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade é mais uma forma ativa de endereçar um dos temas mais desafiantes da atualidade, despertando consciências para a necessidade de juntos construirmos todos um futuro mais sustentável. Aliás, a atuação do CEiiA nos últimos anos tem dado especial atenção ao tema, em particular, no que diz respeito à procura de soluções que contribuam para as cidades atingirem as suas metas de neutralidade carbónica”, refere José Rui Felizardo, CEO do CEiiA.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se ontem dia 5 de setembro, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, e contou com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e de João Matos Fernandes, ex-Ministro do Ambiente e da Ação Climática, na qualidade de orador convidado.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading