0.5 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
No menu items!
InícioCulturaPenamacor: Festival Figuras, Factos e Lugares vai percorrer o concelho

Penamacor: Festival Figuras, Factos e Lugares vai percorrer o concelho

Terminou a segunda edição do Festival Figuras, Factos e Lugares – Jaime Lopes Dias, uma homenagem a Jaime Lopes Dias, “filho” do Vale da Senhora da Póvoa e importante etnógrafo do século XX, com um papel preponderante na salvaguarda e na divulgação do património etnomusical desta região. O Festival vai ter, agora, um carácter itinerante, percorrendo o concelho e homenageando outras figuras importantes das várias freguesias de Penamacor.

O Festival Figuras, Factos e Lugares – Jaime Lopes Dias regressou para a segunda edição no Vale da Senhora da Póvoa, nos dias 26 e 27 de novembro, depois da edição de estreia ter decorrido em 2020.

O evento, organizado pelo Município de Penamacor, em colaboração com a Junta de Freguesia local, pretendeu ser, além de uma homenagem ao seu patrono, uma ação de enaltecimento do vastíssimo património cultural do concelho de Penamacor e daquela freguesia.

O momento alto do certame deste fim-de-semana cultural foi o concerto de sábado, resultado de uma Residência Artística, na qual, durante quatro dias, oito músicos sob a coordenação de António Bexiga trabalharam os aspetos ligados à etnomusicologia deste território, construindo um espetáculo musical com base nas recolhas do etnógrafo.

Momento musical

Destaque também para a apresentação do livro “O concelho de Penamacor na etnografia de Jaime Lopes Dias”, que reúne todas as referências ao concelho de Penamacor presentes nos 11 volumes da obra “Etnografia da Beira” do autor.

Durante o evento, de realçar, ainda, as visitas aos lagares de António Mendes (Lagar do Tó Padeiro) e do Vaz, que incluíram degustações, um showcooking com Marco Santos, um teatro popular da Casa da Cultura de Orada e uma atuação das Adufeiras do Paúl, os concertos do projeto Raia e do grupo “Três Moças” e umas “Conversas Improváveis com o Património”, com Jorge Lira e André Oliveirinha, que apresentaram o estado dos trabalhos de investigação em torno dos instrumentos pastoris: Gaita da Beira Baixa e Pífaro.

Presente na inauguração do festival, estiveram a Vice-Presidente do Município de Penamacor, Ilídia Cruchinho, o bisneto de Jaime Lopes Dias, Lucas Manarte, em representação da família, Ángel Espina Bárrio, membro da Junta Diretiva do Instituto de Investigações Antropológicas de Castilla e León de Salamanca, e o Presidente da Junta de Freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, José Filipe Mugeiro.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor explicou que o Festival Figuras, Factos e Lugares terá um carácter itinerante.

“O festival chama-se assim porque queremos precisamente dar a conhecer figuras do nosso concelho e factos e lugares a elas ligadas que valem a pena preservar e divulgar. Iniciamos hoje com a grande figura de Jaime Lopes Dias, com um legado extraordinário que nos deixou em prol da salvaguarda do património imaterial não só de Penamacor mas de vários concelhos da Beira Baixa. Este festival foi pensado como um festival itinerante. Hoje está no Vale da Senhora da Póvoa mas brevemente estará noutras freguesias porque o concelho de Penamacor tem outras figuras que vale a pena dar a conhecer. No entanto, deixo um desafio à Junta de Freguesia do Vale da Senhora da Póvoa para que este festival tenha continuidade. Com a colaboração da Câmara mas que as juntas de freguesia e as associações locais deem continuidade a estes festivais. Desta forma, podemos dar um impulso à cultura, valorizando o que é nosso, com a participação de todos”, disse.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: