4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioCulturaA aula nº 8 de António Salvado

A aula nº 8 de António Salvado

Organizada pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, pela Escola Secundária Nuno Álvares e pela Real Associação da Beira Interior, ocorrerá no dia 07 de Dezembro, pelas 18 horas e na Biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária Nuno Álvares (antigo Liceu), a aula nº 8 a ser proferida pelo Doutor António Salvado, o que terá como tecido central a figura de Camões, o poeta épico autor d’ “Os Lusíadas”.

Ainda antes de qualquer desenvolvimento que ao Poeta diga respeito, António Salvado fará breve explanação sobre características que definem o renascimento, o humanismo e o classismo dos Séculos XV – XVI.

Seguindo, então, o sumário da sua lição, António Salvado debruçar-se-á sobre aspectos indubitavelmente certos da biografia camoniana, pondo em evidência aqueles que poderão ter influenciado mais profundamente a criação do Poeta.

Depois, e em análise pormenorizada do conteúdo dos versos, António Salvado percorrerá todo o corpo d’ “Os Lusíadas” no propósito de evidenciar dominantes essenciais na substância do poema, particularizando um determinado lirismo que pouco tem a ver com os chamados episódios líricos d’ “Os Lusíadas”.

E nestas contexturas, algumas novidades ganharão forma.

Evitando arrazoados de feição escolar, o professor albicastrense destacará, também, que “Os Lusíadas” constituem, como sugeriu Jorge de Sena, um modelo de arquitectura poética, no qual nada se singulariza por mero acaso.

E outras dicções revestidas de originalidade no que a certas passagens d’ “Os Lusíadas” se referem, António Salvado oferecerá aos assistentes à Aula.

Dos elementos de trabalho oferecidos aos assistentes (e além de largas fotocópias de oitavas camonianas, constam três opúsculos impressos da autoria de António Salvado: “Breve introdução à leitura de “Os Lusíadas”, “Vida, doença e morte em três momentos singulares na obra de Camões” e “As cartas íntimas de Camões”.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: