8.4 C
Castelo Branco
Sábado, Maio 18, 2024
No menu items!
InícioDesportoCampeonato do Mundo de Veteranos coroa quatro campeões conceituados no até já...

Campeonato do Mundo de Veteranos coroa quatro campeões conceituados no até já a Portugal

Paulo Travassos recebeu as duas medalhas de bronze

A terceira edição do Campeonato do Mundo de Veteranos a acontecer em Portugal terminou este sábado no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, onde a belga Klaartje Van Baarle, a alemã Helga Nauck, o norte-americano Eoin Collins e o sul-africano Clive Wilson conquistaram os títulos de singulares femininos e masculinos nos escalões de +55 e +60.

Organizada pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Federação Internacional de Ténis, a prova regressará ao país em 2024, mas com os escalões de +30, +35 e +40.

No escalão de +55, o título feminino foi conquistado por Klaartje van Baarle.

Segunda cabeça de série, a belga conquistou o 10.º título individual em Campeonatos do Mundo ao superar a italiana Simona Isidori por 6-4 e 6-3.

O título conquistado este sábado aconteceu um dia depois de ter ganho a competição de pares ao lado de Jurate Hardy e foi uma repetição da festa que já tinha feito em 2019, neste mesmo palco.

No mesmo grupo etário, o título masculino foi conquistado por Eoin Collins.

O norte-americano tinha a seu cargo o estatuto de segundo pré-designado e com os parciais de 6-2 e 6-3 superou o teórico favorito à vitória final, Bart Theelen (Países Baixos), uma semana depois de ter derrotado o mesmo adversário na competição por equipas.

Collins nasceu em Dublin, na Irlanda, e chegou a ser tenista profissional, tendo como maiores feitos na curta carreira várias eliminatórias ao serviço do país na Taça Davis e a participação em dois quadros de pares dos Jogos Olímpicos, em Seul 1988 e em Barcelona 1992.

Depois mudou-se para os Estados Unidos da América, casou, foi pai e passou a representar aquela que considera a sua “nova casa”.

A participação no Jamor foi a segunda no Campeonato do Mundo Individual de Veteranos e na anterior, em 2014, também terminou como campeão, mas em +45.

O título feminino de +60 sorriu a Helga Nauck, alemã que há oito dias já tinha erguido o troféu de campeã com a seleção feminina, no Clube de Ténis do Estoril, e que este sábado derrotou a brasileira Patrícia Medrado por 6-1 e 6-0 no Complexo Desportivo do Jamor para completar uma quinzena perfeita.

A alemã venceu pela primeira vez um título mundial individual em 2017, em +55, e em 2021 triunfou já neste escalão.

O derradeiro título de singulares foi conquistado por Clive Wilson. Um dia depois de encerrar a participação de Paulo Travassos (o melhor entre todos os portugueses) nas meias-finais, o sul-africano teve uma tarefa bem mais fácil frente ao sueco Peter Jetzel e só cedeu três jogos a caminho da vitória por 6-1 e 6-2.

Enquanto semiprofissional, Wilson representou o Zimbabué (país onde nasceu) na Taça Davis. Já como veterano e, entretanto, a residir na Austrália, apesar de representar a África do Sul, conquistou este sábado o primeiro título de campeão mundial.

Nenhum dos quatro campeões mundiais de singulares consagrados este sábado perdeu qualquer set a caminho do respetivo título.

À exceção de Wilson (M60), já todos passaram pelo primeiro lugar de um ranking mundial de veteranos em singulares.

Para além das quatro finais de singulares, a derradeira jornada também coroou Anders Rosen e Maria Seger como campeões de pares mistos +55.

Um dia após impedirem o português Paulo Travassos e a sueca Magdalena Sekkenes de revalidarem o título conquistado há um ano, os suecos anularam três match points no tie-break da segunda partida e levaram a melhor sobre os australianos Kerryn Cyprien e Jay Pikepor equilibrados 5-7, 7-6(6) e 11-9 na decisão.

A cerimónia de encerramento também contou com a presença de Paulo Travassos, que recebeu as medalhas de bronze relativas às prestações em singulares masculinos +60 e pares mistos +55.

Esta foi a terceira edição de um Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas e Individual a acontecer em Portugal, todas nos últimos quatro anos.

E em 2024 a maior cimeira do ténis mundial de veteranos regressará ao país, entre 4 e 17 de agosto, mas com os escalões de +30, +35 e +40.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading