9.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 7, 2024
No menu items!
InícioCulturaCertezas de um Património Vivo no Museu do Fundão

Certezas de um Património Vivo no Museu do Fundão

A Câmara Municipal do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, assinala as Jornadas Europeias do Património, dia 22 de setembro de 2023, com a abertura do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património, no Solar Vaz de Carvalho/Design Factory, o lançamento da Rede de Museus da Cova da Beira e a atribuição da Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa a Hugues de Varine, entregue pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a necessidade de proteção e conservação do património cultural. Este ano o tema escolhido para as Jornadas foi “Património Vivo”.
O Município do Fundão vai abrir o Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património (CETMOPA), criado depois da doação à cidade e ao País do importante acervo bibliográfico e documental de Hugues de Varine, grande amigo e conhecedor da Cova da Beira, “pai” da eco museologia, e sobretudo pessoa inspiradora, simples e socialmente comprometida com o desenvolvimento cultural e sustentável.
Segundo Luís Raposo, membro do conselho executivo do ICOM e Presidente do conselho diretivo do CETMOPA, “As expectativas para o CETMOPA são imensas, a ponto de compreensivelmente já causaram alguma ansiedade junto dos muitos dos que a aguardam expectantes. Uma iniciativa quase de lançamento foi a do Encontro Internacional “Desenvolvimento Comunitário e Museus-não-Museus”, que teve lugar em setembro passado, ocasião em que se discutiu pela primeira vez a nível mundial as implicações da nova definição de museu pelo ICOM sobre a museologia comunitária, que justamente constitui um dos focos do CETMOPA. Espera-se agora novas atividades nos eixos da mobilidade e do território.”
Na ocasião, será instituída a Rede de Museus da Cova da Beira, que pretende desenhar estratégias comuns nos domínios da museologia e da promoção do património entre os Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading