11.3 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 19, 2024
No menu items!
InícioInternacionalPolitécnico da Guarda entra na UNITA e passa a ser “universidade europeia”

Politécnico da Guarda entra na UNITA e passa a ser “universidade europeia”

Cerimónia esta quinta-feira na UniversitéSavoieMontBlanc, em França, oficializou a entrada do IPG numa aliança de instituições de ensino superior de Espanha, França, Itália e Roménia localizadas em zonas transfronteiriças e de montanha. “O IPG partilha com a UNITA a visão do trabalho colaborativo como forma de inovar e de aumentar a competitividade das instituições de ensino superior”, afirmou Joaquim Brigas no ato de entrada oficial nesta rede europeia.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG passou a ser hoje membro de pleno direito da UNITA – Rede de Universidades Europeias, uma aliança que une instituições de ensino superior de Espanha, França, Itália, Roménia e Portugal que têm em comum a localização em zonas transfronteiriças e de montanha.

A cerimónia teve lugar na UniversitéSavoieMontBlanc, em Chambéry, na França, durante a reunião de reitores e presidentes das instituições que integram a aliança UNITA – UniversitasMontium.

“É um motivo de grande satisfação o Politécnico da Guarda passar a ser reconhecido, a partir de agora, como uma universidade europeia com trabalho científico relevante nas áreas da economia circular, das energias renováveis, do património cultural e do turismo, entre outras”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG, que recebeu esta manhã em França os títulos de participação do Politécnico da Guarda na UNITA .

“O IPG partilha com a UNITA a visão do trabalho colaborativo como forma de inovar e de aumentar a competitividade das instituições de ensino superior”. Segundo Joaquim Brigas, “este consórcio de universidades é uma parceria para o conhecimento que contribui para aprofundar o projeto europeu!”

A delegação da Guarda que se deslocou à UniversitéSavoieMontBlanc para a entrada oficial na UNITA tem estado a colaborar de forma empenhada com os outros membros da Aliança.

O Politécnico da Guarda já envolveu a sua comunidade académica e partilha os espaços de investigação com outras universidades, dando continuidade a trabalhos de alunos, docentes e investigadores do IPG que, durante o processo de adesão à UNITA, iniciaram trabalhos científicos de investigação com colegas de outras instituições desta rede nas áreas do Envelhecimento Ativo e Saudável, da Logística e da Biotecnologia.

“Esta produção de conhecimento será um contributo relevante para o desenho de políticas públicas nos países europeus que compõe a UNITA, a começar por Portugal”, afirmou Joaquim Brigas.

“Ao promover o intercâmbio de recursos académicos e de competências, o IPG está também empenhado em cooperar em áreas estratégicas definidas pela Aliança ligadas à sustentabilidade”.

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading