5.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Maio 3, 2024
No menu items!
InícioRegionalIPG, Câmara da Guarda e CEPESE lançam história da Guarda na noite...

IPG, Câmara da Guarda e CEPESE lançam história da Guarda na noite de 24 de abril

“Guarda: das Origens à Atualidade”, assim se chama o livro de história que académicos do Politécnico da Guarda e do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e outras instituições académicas prepararam nos últimos anos. O Município da Guarda repartiu os custos com o IPG e incluiu a apresentação do livro nas comemorações do 25 de Abril.

O livro de história”Guarda: das Origens à Atualidade” vai ser lançado no próximo dia 24 de abril, integrando as comemorações do 25 de Abril no concelho da Guarda.

Fruto da cooperação estabelecida entre o Instituto Politécnico da Guarda – IPG, o centro de investigação CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e a Câmara Municipal da Guarda, a obra será apresentada pelos presidentes das três instituições na Expoeclesia às 21:30 da noite de 24 a 25 de abril.

“Trata-se de um projeto de investigação de grande qualidade que permite conhecer melhor a história da cidade e da sua região, as suas origens e o seu desenvolvimento”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda.

“Para a construção deste livro conjugaram-se as produções de investigadores do IPG, o trabalho de académicos de outros institutos e universidades e, também, o legado de investigadores locais com trabalho já feito sobre a história da Guarda”.

Para a qualidade final do livro “Guarda: das Origens à Atualidade”, Joaquim Brigas destaca Fernando Sousa, presidente do CEPESE, a cuja liderança académica o presidente do IPG atribuiu a possibilidade de conhecer a história da Guarda pela primeira vez na sua plenitude, uma vez que foram investigadas áreas que ainda não tinham sido valorizadas pela historiografia anterior.

“Até este trabalho, a história da Guarda estava em boa parte por escrever”, afirma Joaquim Brigas.

“A partir deste livro é possível definir melhor a identidade da própria cidade e do município, na medida em que lhe foram acrescentados novos traços que estavam esquecidos ou que, simplesmente, eram desconhecidos”.

Joaquim Brigas sublinha também a importância da parceria com a Câmara Municipal da Guarda, a qual reparte com o IPG os custos de produção e edição da obra.

“Temos de enaltecer a forma como o presidente da Câmara, Sérgio Costa, se empenhou na conclusão de um projeto que vinha de trás, assim não podemos esquecer o autarca que está na origem da parceria, Carlos Chaves Monteiro”.

O livro de história”Guarda: das Origens à Atualidade” marcou em 2019 o início de uma colaboração permanente entre o IPG e o CEPESE: a parceria contemplou a criação de um polo de investigação do CEPESE nas instalações do Politécnico da Guarda, como forma de intensificar a produção científica no interior do IPG.

Os docentes e investigadores do IPG participam em projetos em curso no CEPESE.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading